Normas de Publicação
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
1. Formas de Contribuição
1.1 Os manuscritos devem ser submetidos em português, com título e resumo também em inglês (title/abstract). A partir de 2025, todos os artigos serão publicados em dois idiomas, inglês e português, sendo a versão inglesa solicitada via e-mail após a aprovação do material.
1.2 Artigo Científico: documento que apresenta, analisa e valida informações, métodos, resultados e conclusões sobre um tópico técnico ou científico, com linguagem objetiva e imparcial.
1.3 Comunicação: trabalho sumário que pode incluir resultados parciais, considerações sobre aspectos específicos da área, desenvolvimento de soluções práticas a fim de otimizar processos, divulgação de resultados de projetos específicos, ou outras abordagens pertinentes, a critério dos editores. Notas Técnicas, Ensaios e Matérias Jornalísticas se enquadram nessa categoria.
1.4 Artigo de Revisão: levanta o estado da arte de um tema relevante e inovador na engenharia sanitária e ambiental, sendo crítico e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos. Trabalhos de revisão sistemática e meta-análise se enquadram nessa categoria.
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2. Diretrizes para Elaboração de Manuscritos
2.1 Os manuscritos devem ser formatados em formato .doc, com numeração de linhas, e depois salvos em .pdf para upload.
2.2 O tamanho do manuscrito não deve exceder:
* 14 páginas para artigos técnicos;
* 20 páginas para revisões;
* 10 páginas para comunicações.
2.3 Formatação:
* Página A4, margens de 2,5 cm;
* Fonte Times New Roman 12 (16 para o título);
* Espaçamento simples.
2.4 A primeira página deve conter:
* Título;
* Resumo de até 1000 caracteres;
* Até 7 palavras-chave;
* Traduções em inglês (título e resumo).
2.5 Gráficos, figuras e fotografias são denominados "Figura", numerados sequencialmente, mencionados no texto e referenciados.
2.6 Tabelas são denominadas "Tabela", numeradas e mencionadas no texto. Devem ser apresentadas sem linhas de grade e respeitar o tamanho de uma página A4.
2.7 Caso a Tabela e a Figura tenham sido elaboradas pelo próprio autor, não é necessário indicar a fonte.
2.8 As equações são denominadas "Equação", numeradas sequencialmente e explicadas no texto.
2.9 As referências devem seguir a norma NBR ABNT 6023/2020, e as citações no texto devem obedecer à NBR ABNT 10520/2023.
2.10 O manuscrito deve seguir uma estrutura lógica, dividida em Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. No caso de manuscritos classificados como Comunicação, a estrutura pode variar dessa formatação.
2.11 Deve-se evitar a subdivisão do texto em grande número de subtítulos ou itens, admitindo-se no máximo títulos de terceira ordem.
2.12 No envio do manuscrito, ele deve estar sem qualquer identificação dos autores para garantir transparência no processo de avaliação.
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3. Submissão de Artigos
3.1 Após cadastramento do autor na aba "Autores e Pareceristas" > "Cadastro Autores", a submissão é realizada acessando-se a aba "Artigos" > "Submissão de Artigos".
3.2 O autor será notificado por e-mail quando houver alterações no status da avaliação. O mesmo acompanhamento também pode ser feito pelo sistema.
3.3 Caso o manuscrito seja do tipo "Comunicação", recomenda-se indicar essa intenção no próprio arquivo, ou via e-mail (revistadae@sabesp.com.br).
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4. Diretrizes de Aceitação de Manuscritos
4.1 Os manuscritos devem abordar temas de relevância para a engenharia sanitária e ambiental, alinhando-se à temática da Revista.
4.2 Os trabalhos devem ser originais, não publicados ou aceitos por outras revistas, e não podem estar em avaliação por outro meio. Poderão ser aceitas versões expandidas de resumos já publicados em anais de congressos.
4.3 Não serão aceitos trabalhos que promovam marcas, produtos ou empresas.
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5. Procedimento de Análise
5.1 Todos os artigos são submetidos a uma avaliação preliminar realizada pela equipe editorial (desk review). O objetivo da avalição preliminar é assegurar que os manuscritos sejam adequados para a revisão por pares, verificando aspectos como: conformidade com as diretrizes do periódico; originalidade e relevância do tema; qualidade da apresentação (formatação, estrutura, etc.); adequação ao escopo do periódico.
5.2 Após avaliação preliminar (desk review), os artigos são encaminhados para, no mínimo, dois especialistas.
5.3 Os pareceristas atribuem uma das classificações: aprovado, reprovado ou devolvido com sugestões de revisão.
5.4 Os autores podem acompanhar o processo de análise pelo sistema online.
5.5 O processo de avaliação é anônimo, garantindo isenção e confidencialidade (double-blind peer review).
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6. Prazo de Análise
6.1 Atualmente um trabalho leva, em média, de 3 meses a 1 ano para percorrer todos os trâmites até ser publicado.
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7. Procedimento Após Aprovação
7.1 Após aprovação, o autor deve enviar o arquivo em formato .doc, incluindo todas as imagens, gráficos e tabelas no formato original para não perder a resolução.
7.2 O arquivo do artigo aprovado também deve conter: nome(s) dos autor(es), ORCID do(s) autor(es), instituição vinculada, cidade, estado e e-mail do autor correspondente, e informações sobre as eventuais contribuições e agradecimentos.
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8. Acesso Livre
8.1 A Revista DAE não cobra taxas de submissão ou processamento e oferece acesso livre imediato ao conteúdo, incentivando a democratização do conhecimento científico.
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9. Licença Creative Commons
9.1 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista DAE o direito de primeira publicação, licenciando o trabalho sob a Licença Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional Creative Commons (CC BY-NC).
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10. Publicação Impressa
10.1 Desde 2016, o periódico é publicado exclusivamente em versão digital.
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1. Formas de Contribuição
1.1 Os manuscritos devem ser submetidos em português, com título e resumo também em inglês (title/abstract). A partir de 2025, todos os artigos serão publicados em dois idiomas, inglês e português, sendo a versão inglesa solicitada via e-mail após a aprovação do material.
1.2 Artigo Científico: documento que apresenta, analisa e valida informações, métodos, resultados e conclusões sobre um tópico técnico ou científico, com linguagem objetiva e imparcial.
1.3 Comunicação: trabalho sumário que pode incluir resultados parciais, considerações sobre aspectos específicos da área, desenvolvimento de soluções práticas a fim de otimizar processos, divulgação de resultados de projetos específicos, ou outras abordagens pertinentes, a critério dos editores. Notas Técnicas, Ensaios e Matérias Jornalísticas se enquadram nessa categoria.
1.4 Artigo de Revisão: levanta o estado da arte de um tema relevante e inovador na engenharia sanitária e ambiental, sendo crítico e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos. Trabalhos de revisão sistemática e meta-análise se enquadram nessa categoria.
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2. Diretrizes para Elaboração de Manuscritos
2.1 Os manuscritos devem ser formatados em formato .doc, com numeração de linhas, e depois salvos em .pdf para upload.
2.2 O tamanho do manuscrito não deve exceder:
* 14 páginas para artigos técnicos;
* 20 páginas para revisões;
* 10 páginas para comunicações.
2.3 Formatação:
* Página A4, margens de 2,5 cm;
* Fonte Times New Roman 12 (16 para o título);
* Espaçamento simples.
2.4 A primeira página deve conter:
* Título;
* Resumo de até 1000 caracteres;
* Até 7 palavras-chave;
* Traduções em inglês (título e resumo).
2.5 Gráficos, figuras e fotografias são denominados "Figura", numerados sequencialmente, mencionados no texto e referenciados.
2.6 Tabelas são denominadas "Tabela", numeradas e mencionadas no texto. Devem ser apresentadas sem linhas de grade e respeitar o tamanho de uma página A4.
2.7 Caso a Tabela e a Figura tenham sido elaboradas pelo próprio autor, não é necessário indicar a fonte.
2.8 As equações são denominadas "Equação", numeradas sequencialmente e explicadas no texto.
2.9 As referências devem seguir a norma NBR ABNT 6023/2020, e as citações no texto devem obedecer à NBR ABNT 10520/2023.
2.10 O manuscrito deve seguir uma estrutura lógica, dividida em Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. No caso de manuscritos classificados como Comunicação, a estrutura pode variar dessa formatação.
2.11 Deve-se evitar a subdivisão do texto em grande número de subtítulos ou itens, admitindo-se no máximo títulos de terceira ordem.
2.12 No envio do manuscrito, ele deve estar sem qualquer identificação dos autores para garantir transparência no processo de avaliação.
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3. Submissão de Artigos
3.1 Após cadastramento do autor na aba "Autores e Pareceristas" > "Cadastro Autores", a submissão é realizada acessando-se a aba "Artigos" > "Submissão de Artigos".
3.2 O autor será notificado por e-mail quando houver alterações no status da avaliação. O mesmo acompanhamento também pode ser feito pelo sistema.
3.3 Caso o manuscrito seja do tipo "Comunicação", recomenda-se indicar essa intenção no próprio arquivo, ou via e-mail (revistadae@sabesp.com.br).
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4. Diretrizes de Aceitação de Manuscritos
4.1 Os manuscritos devem abordar temas de relevância para a engenharia sanitária e ambiental, alinhando-se à temática da Revista.
4.2 Os trabalhos devem ser originais, não publicados ou aceitos por outras revistas, e não podem estar em avaliação por outro meio. Poderão ser aceitas versões expandidas de resumos já publicados em anais de congressos.
4.3 Não serão aceitos trabalhos que promovam marcas, produtos ou empresas.
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5. Procedimento de Análise
5.1 Todos os artigos são submetidos a uma avaliação preliminar realizada pela equipe editorial (desk review). O objetivo da avalição preliminar é assegurar que os manuscritos sejam adequados para a revisão por pares, verificando aspectos como: conformidade com as diretrizes do periódico; originalidade e relevância do tema; qualidade da apresentação (formatação, estrutura, etc.); adequação ao escopo do periódico.
5.2 Após avaliação preliminar (desk review), os artigos são encaminhados para, no mínimo, dois especialistas.
5.3 Os pareceristas atribuem uma das classificações: aprovado, reprovado ou devolvido com sugestões de revisão.
5.4 Os autores podem acompanhar o processo de análise pelo sistema online.
5.5 O processo de avaliação é anônimo, garantindo isenção e confidencialidade (double-blind peer review).
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6. Prazo de Análise
6.1 Atualmente um trabalho leva, em média, de 3 meses a 1 ano para percorrer todos os trâmites até ser publicado.
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7. Procedimento Após Aprovação
7.1 Após aprovação, o autor deve enviar o arquivo em formato .doc, incluindo todas as imagens, gráficos e tabelas no formato original para não perder a resolução.
7.2 O arquivo do artigo aprovado também deve conter: nome(s) dos autor(es), ORCID do(s) autor(es), instituição vinculada, cidade, estado e e-mail do autor correspondente, e informações sobre as eventuais contribuições e agradecimentos.
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8. Acesso Livre
8.1 A Revista DAE não cobra taxas de submissão ou processamento e oferece acesso livre imediato ao conteúdo, incentivando a democratização do conhecimento científico.
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9. Licença Creative Commons
9.1 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista DAE o direito de primeira publicação, licenciando o trabalho sob a Licença Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional Creative Commons (CC BY-NC).
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10. Publicação Impressa
10.1 Desde 2016, o periódico é publicado exclusivamente em versão digital.
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