CAEMA inicia obras de perfuração de poços na capital e no Interior do Estado

Data: 21/07/2014




O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA - iniciou no final de junho deste ano, as obras de perfuração de poços na capital e no interior, com a finalidade de aumentar a oferta de água para a população em todo o estado.



A Companhia vem trabalhando de forma intensiva para melhorar a operacionalização de todos os sistemas de abastecimento de água, visando melhorar a qualidade de vida da população e também os serviços prestados pela Companhia.



As obras contemplam os bairros pertencentes às Gerências de Negócios em São Luís (Centro, Vinhais, Anjo da Guarda, Cohab e Cidade Operária) como também municípios pertencentes às Gerências de Negócios do Interior (Imperatriz, Pinheiro, Coroatá, Pedreiras, São João dos Patos, Santa Inês, Presidente Dutra, Chapadinha e Itapecuru-Mirim), totalizando a perfuração de mais de 200 poços.



Nessa primeira etapa os municípios do interior a serem beneficiados são: Açailândia, Alto do Parnaíba, Amarante do Maranhão, Arame, Bom Jesus da Selva, Buriticupu, Cidelândia, Davinópolis, Imperatriz, João Lisboa, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Alcântara, Bacuri, Cajapió, Cândido Mendes, Carutapera, Godofredo Viana, Guimarães, Luís Domingues, Matinha, Mirinzal, Palmeirândia, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, São João Batista, São Vicente de Ferrer, Alto Alegre do Maranhão, Bernardo do Mearim, Conceição do Lago Açu, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Independência, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Lima Campos, Livramento, Paulo Ramos e Peritoró.



As perfurações de poços estão sendo executadas também nos municípios de Poção de Pedras, São Luís Gonzaga, Benedito Leite, Buriti Bravo, Fortaleza dos Nogueiras, Jatobá, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Altamira do Maranhão, Araguanã, Bom Jardim, Cajarí, Governador Newton Belo, Maranhãozinho, Olho Dágua das Cunhãs, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Luzia do Paruá, Satubinha, Vitorino Freire, Zé Doca, Acoque, São Bento, Graça Aranha, Afonso Cunha, Anapurus, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Paulino Neves e Aldeias Altas.



Na capital, as obras de perfuração de poços estão sendo realizadas, de início, nos bairros Vila Arari, Bonfim/Vila Sol Nascente, Vila Maranhão, Vila Tiradentes, Vila Embratel, Residencial Resende, Recanto do Turu, Parque Jair, Altos do Turu I, II e III, Cidade Operária, Conjunto Reviver, São Bernardo, Santa Efigênia, Ilha Bela, João de Deus e Vila Nossa Senhora da Conceição.



Paralelamente à execução das obras, estão sendo realizadas manutenções em diversos poços já existentes nos municípios de Itapecuru, Coroatá, Humberto de Campos, Morros, Primeira Cruz e São Mateus. Na capital recebem manutenção também, poços já existentes nos bairros Anil e Vila Embratel.



Para o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, engenheiro José Ribamar Rodrigues Fernandes, a perfuração de mais de 200 poços contribuirá significativamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores do interior como também moradores da capital, uma vez que receberão direto nas suas residências, água tratada pronta para consumo humano.



De acordo com o gerente de Obras, engenheiro George Carvalho Costa, os novos poços para captação de água subterrânea, atenderão centenas de famílias que serão beneficiadas com maior oferta de água.



Para a realização das obras de perfuração dos poços, além da manutenção de poços já existentes em alguns municípios, estão sendo investidos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) da ordem de R$ 145 milhões.



A previsão de conclusão das obras e entregas dos poços em operação é de aproximadamente 9 meses a partir do início das obras.

Caema



< voltar