Sistema de coleta a vácuo da Bvst-Evac viabiliza economia de até 90% de água e 30% no consumo de energia elétrica

Data: 08/07/2014

Em meio a uma das maiores crises de abastecimento de água da história do Brasil, multinacional traz solução que gasta apenas 1,2 litro por descarga contra os 6 a 12 litros do vaso convencional



Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água em 2015. Número que assusta quando falamos do país com o maior potencial hídrico do planeta - o Brasil possui 13% da água potável do mundo. E o desperdício é um dos grandes pilares desse problema: o País tem uma perda média de cerca de 40% na oferta de água tratada. Na contramão do desperdício - tendo como maior diferencial a economia de água - foi que, em 2011, a Evac, referência mundial em soluções ecológicas e sustentáveis, ampliou sua atuação no Brasil ao implantar sua filial, a Bvst-Evac.

As vantagens do sistema de coleta de esgoto a vácuo comparado com o sistema convencional não são apenas econômicas. Além de reduzir o consumo de água e de energia elétrica - nos projetos verticais, a água economizada não precisa ser transportada até o alto do prédio, gerando uma redução no consumo de energia elétrica - a solução da Evac é também mais ecológica. Menos consumo de água significa menos esgoto gerado para ser tratado. Além disso, por ser um sistema fechado é mais higiênico pois evite a introdução de insetos na tubulação. Destaca-se ainda sua eficiência, já que o a sucção do vácuo gera uma considerável redução de entupimentos e do número de intervenções na rede de esgoto.

" No sistema Evac, a água é utilizada apenas para higienização da bacia, já que o esgoto é transportado pelo ar - através as diferenças de pressão. Não é a toa que os vasos convencionais consomem em média entre 6 e 12 litros por descarga, enquanto o sistema a vácuo consome apenas 1,2 litro. Falamos aqui em até 90% de economia de água", destaca o Diretor no Brasil da Bvst-Evac, Jean-Pierre Bernard.

Além da tecnologia de coleta de esgoto a vácuo, a Evac possui também diferentes soluções para o tratamento de água e esgoto nos setores residenciais, comerciais e industriais. Dependendo da qualidade da água na saída, a mesma pode ser descartada ou reutilizada para reaproveitamento urbano, industrial, o agrícola.

"A falta de água potável é uma problemática recorrente e cada vez mais preocupante, em particular devido ao uso descontrolado desse recurso. O aspecto educacional é essencial para avançar na questão de uso racional de água. Cada um de nós precisa tomar consciência de seu próprio consumo, e dos avanços tecnológicos que permitem reduzi-lo ", pontua Jean-Pierre.

Sobre a Bvst-Evac

Presente em mais de 40 países, a Evac é referência mundial em soluções ecológicas e sustentáveis com seus sistemas de coleta de esgoto a vácuo e tratamento de águas residuais. A companhia chegou ao Brasil em 1998 por meio de um distribuidor e, em 2011 - devido ao potencial do país - implantou sua filial, nascendo assim a Bvst-Evac. Diversas empresas e instituições do Brasil já utilizam o sistema da
companhia e reduziram em até 90% o consumo da água dos vasos sanitários: Petrobrás (diversas plataformas), Centro Administrativo de Minas Gerais (MG), Tribunal Superior Eleitoral (DF), Sesc (RJ), Natura Cosméticos (SP), Senado Federal (DF), Toyota (SP), Vivo Celular (SP), Shopping Frei Caneca (SP), Aeroporto Santos Dumont (RJ), Shoppings Riomar (PE e CE), BMF (SP) e mais de 100 edifícios.

revista TAe


< voltar