Governo do Estado leva tratamento de esgoto para São Joaquim da Barra

Data: 07/07/2014
O Governo do Estado assinou dia 3 de julho um convênio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) com a Prefeitura de São Joaquim da Barra para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no município.


A obra, estimada em R$ 12,9 milhões, beneficiará a mais de 60 mil habitantes (população prevista para 2044). O complexo inclue a construção de uma estação de tratamento compacta tipo UASB, que opera com reatores mistos (processo anaeróbio seguido de lodo ativado por aeração prolongada) e cerca de mil metros de emissários.

A ETE de São Joaquim da Barra vai retirar aproximadamente 99 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no rio Sapucaí, revitalizando a bacia hidrográfica do rio Grande. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

O PROGRAMA ÁGUA LIMPA

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.

DAEE SP


< voltar