Brejo Grande será abastecida com água do rio São Francisco

Data: 03/07/2014

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está executando obras de implantação de uma adutora para captação de água do rio São Francisco que vai atender mais de 9 mil habitantes da cidade de Brejo Grande. Há décadas esta é uma reivindicação dos moradores que eram atendidos por poços profundos. A intervenção permite a expansão da qualidade e da segurança do abastecimento de água. A obra foi iniciada este mês e tem previsão para ser concluída em julho.

O investimento orçado em R$ 67 mil representa um marco para a história da cidade. “É um sonho para os moradores beber água do rio São Francisco. Moro há 30 anos na cidade e sei que a esperança era grande da população de ver a água do São Francisco nas torneiras. Agora tenho certeza que isso vai se tornar realidade, porque estou vendo a obra passar pela minha porta”, descreve a moradora do conjunto Mario Andreassa, Maria José dos Santos.

O sentimento da dona de casa transmite o mesmo anseio da população de Brejo Grande. A prefeita Fernanda Tenório Ribeiro Machado. “As reivindicações já eram antigas no município, já fazia 30 anos que a população almejava por uma água com mais qualidade. E o que era uma necessidade se tornou prioridade dentre as ações no município. Entramos em contato com a Deso que nos recebeu bem e buscou a melhor solução para o abastecimento da cidade”.

O secretário de Finanças de Brejo, Antônio Machado reforçou a fala da gestora. “Conseguir captar água do rio São Francisco em Brejo Grande já foi um compromisso firmado em palanques por candidatos a governador em várias eleições e nunca foi cumprido. As autoridades atuais do município, o deputado Jéferson Andrade, o governador Jackson Barreto e o presidente da Deso, Sérgio Ferrari, foram muito sensíveis ao atender a pauta. Este foi um grande passo em relação a água potável para o município que é formado por pessoas carentes”, apontou.

A obra

No conjunto Mario Andreassa, a Deso implanta 660 metros de adutora com 100 milímetros que parte da Estação de Tratamento de Água, até a margem do rio São Francisco, onde será construída uma captação flutuante. A estrutura vai substituir a atual operação feita por meio de dois poços profundos, garantindo água bruta de melhor qualidade para a produção.

“A população sabe que vai consumir uma água de melhor qualidade e quantidade também, já que será do rio São Francisco. Por outro lado, a gente ver a importância da Deso para o estado de Sergipe, pois não trabalhamos apenas com água, trabalhamos com saúde e qualidade de vida, trabalhamos com um produto que é imprescindível para sobrevivência humana”, pontua o gerente Operacional da Regional Norte, Januário Costa.


: DESO



< voltar