Sabesp dobra capacidade de tratamento de estação de esgotos em São José dos Campos

Data: 26/06/2014
A Estação de Tratamento de Esgotos Lavapés, em São José dos Campos, é a maior das instalações da Sabesp, do interior do Estado de São Paulo. No seu tratamento preliminar, são retiradas cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos por mês, entre lixo e areia. No processo de tratamento secundário são consumidas cerca de 20 toneladas por dia de oxigênio puro a menos de 200°C negativos. São geradas, também, cerca de 70 toneladas de lodo desidratado por dia, que após o processo de compostagem se convertem em adubo.

Para se ter uma ideia da dimensão de todo o sistema de esgotamento sanitário (SES), de São José dos Campos, podemos comparar os seus 1.100 km de tubulações de esgotos e 86 estações elevatórias, à distância da cidade de Blumenau (Santa Catarina) à cidade do Rio de Janeiro e que ainda nesse trajeto teríamos uma estação elevatória de esgotos a cada 13 km.

O governador passou todos esses dados ao público presente no evento da CDHU e parabenizou a Sabesp dizendo, também, ter gostado de tudo o que pode acompanhar na inauguração da ETE Lavapés que dobrou sua capacidade de tratamento de 585 litros por segundo para 1,1 mil litros por segundo.

Estação de Tratamento de EsgotosA grande contribuição da Sabesp para a despoluição do rio Paraíba do Sul e seus afluentes foi novamente atestada no relatório Qualidade das Águas Superficiais de 2013, divulgado recentemente pela Cetesb. O documento aponta que em 10 dos 11 pontos monitorados do rio Paraíba do Sul o Índice de Qualidade da Água (IQA) recebeu a classificação boa.

Em todos os municípios operados pela Sabesp monitorados pela Cetesb - São José dos Campos, Caçapava, Tremembé, Pindamonhangaba, Lorena e Queluz - a qualidade da água do rio foi considerada boa. Os resultados são os mesmos já apontados no relatório de 2012 e que trouxeram os peixes de volta. O relatório de 2013 também indica tendência de melhora do IQA no trecho de Caçapava, município vizinho a São José dos Campos, por conta da ampliação da ETE Lavapés.

Até o final deste ano, 100% dos esgotos serão coletados e tratados nas sedes dos 24 municípios operados pela Sabesp na região do Vale do Paraíba - resultado de R$ 519 milhões de investimentos no período 2011-2014. Atualmente, 90% dos esgotos são coletados e 94% são tratados.

Sabesp


< voltar