Disque-Denúncia vai ajudar Sabesp a combater fraudes

Data: 23/04/2009

Disque-Denúncia vai ajudar Sabesp a combater fraudes


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) oficializou, dia 22 de abril, parceria com o Instituto São Paulo Contra a Violência para tornar mais eficaz o combate às fraudes em ligações de água em todo o Estado. A partir dessa parceria, as denúncias de fraudes poderão ser feitas diretamente ao Disque-Denúncia (181), serviço mantido pelo Instituto em convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O termo de parceria foi firmado pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e pelo presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Capobianco. Estiveram presentes ainda Carmen Magali Cervantes Ghiselli, assessora especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e o diretor da Metropolitana da Sabesp, Paulo Massato.

“Uma parcela pequena da população tem o mau hábito de furtar água. E, normalmente, esses furtos levam a um desperdício de água. Temos que combater”, reforçou Massato, na abertura do evento, lembrando a pouca disponibilidade hídrica para a Região Metropolitana de São Paulo. “A lógica seria termos uma cidade com 2 milhões de habitantes para sermos auto-sustentáveis, mas isso é inviável”, completou.

“Há um certo folclore na criatividade da fraude. Seria bom se os fraudadores colocassem essa energia em coisas boas e úteis”, afirmou Gesner Oliveira. O presidente ressaltou a importância de aplicar as medidas contra fraudes no interior e na Baixada Santista.

Para a assessora da Secretaria de Segurança, é preciso despertar o sentimento de indignação nas pessoas. “A gente sabe o tamanho do prejuízo. A situação é agravada por ser um recurso natural esgotável”, disse Carmen.

As fraudes causam perda de água, o que gera desperdício e prejudica o meio ambiente. A Sabesp, empresa que mantém uma política de soluções ambientais, fez do combate ao problema um de seus principais focos de atuação. Esse trabalho foi intensificado em 2008, quando a companhia investiu R$ 219 milhões em seu Programa de Redução de Perdas.

Os resultados são expressivos: de 2007 para 2008, houve uma queda de 6,1% no índice de perdas, passando de 29,5% para 27,7% do volume total faturado pela companhia, ou 432 litros x ligação de água por dia. Desse total, 34% (ou 147 litros x ligação por dia) são perdas aparentes, que têm entre e as causas fraude, submedição, ligações inativas e falhas comerciais. Os 66% restantes resultam de vazamentos.







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