Sanepar fortalece atuação na área de resíduos sólidos

Data: 17/06/2014

A Sanepar inaugura novo espaço no aterro sanitário de Cianorte, com equipamentos didáticos para capacitação de professores e alunos

O Aterro Sanitário de Cianorte, unidade da Sanepar certificada com a ISO 14001 pelo cumprimento das mais rígidas normas ambientais, agora conta com um Centro de Educação Ambiental. Junto com o novo espaço, a Sanepar lançou o curso de capacitação em Educação Socioambiental à distância, com ênfase em resíduos sólidos.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, 200 professores da rede municipal e estadual de ensino participarão do curso, com carga horária de 40 horas. Ele informou ainda que um novo serviço será oferecido em breve. “Vamos oferecer para as prefeituras mais um serviço, o de recuperação de lâmpadas fluorescentes”, destacou.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, falou da importância do Aterro para o município. “Temos dois orgulhos na cidade: somos o segundo maior cinturão verde do Brasil e o Aterro Sanitário, que com a operação da Sanepar, é o melhor do país”, disse ele. A diretora Comercial da Sanepar, Emilia Belinatti, destacou a importância da parceria com a prefeitura. “Só conseguimos operar o aterro com qualidade e eficiência, se temos bons parceiros e o município de Cianorte é um bom parceiro”, afirmou. A inauguração reuniu autoridades municipais, gerentes e técnicos da Sanepar. O diretor da Sanepar, Francisco Farah (Relações com os Investidores) também participou.

O espaço de mais de 270 m² de área construída conta com recepção, auditório para 30 pessoas equipado com multimídia, salas de administração, operação e gestão, entre outros espaços. Para a capacitação dos visitantes, o Aterro Sanitário conta com uma maquete que demonstra como é processado o lixo e sua disposição final. Os visitantes também podem percorrer o local, num roteiro preparado para informar adequadamente sobre o funcionamento da unidade. Para o aprendizado das crianças, o aterro conta com uma esteira de separação do lixo. Lá, elas próprias poderão realizar a separação do lixo, por meio de resíduos sólidos de brinquedo, como sanduíches, frutas e alimentos e assim aprender como fazer a correta classificação dos materiais.

MUITO LIXO – De acordo com os dados do IBGE, no Brasil, uma pessoa gera em média 378,4 quilos de resíduos sólidos por ano. Os dados são de 2010, mas esse volume vem aumentando ano a ano e é uma preocupação para todos os municípios.

Cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe o lançamento do lixo em corpos hídricos, in natura, a céu aberto, e a queima dos produtos, a Sanepar implantou, em 2012, um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. A Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos, que gerencia o plano, estabeleceu 15 áreas para atuar no Paraná, consideradas prioritárias para implementação do serviço de tratamento do resíduo sólido e que abrigam 2,730 milhões de pessoas. Algumas destas áreas já estão sendo utilizadas no Estado, onde estão localizados os aterros sanitários de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio.

O PRIMEIRO – O Aterro de Cianorte tornou-se o primeiro aterro sanitário do Brasil, sob gestão de uma companhia estadual de saneamento, a receber a certificação ISO 14001.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o Aterro Sanitário de Cianorte já processou 7.500 toneladas de resíduos sólidos, uma média de 1.500 toneladas por mês. O Aterro recebe o lixo de Cianorte e de mais dois distritos: Vidigal e São Lourenço e, ainda, dos municípios de Terra Boa e São Tomé.

A cada três meses os operadores do Aterro realizam o quartelamento – medição por amostragem do tipo de resíduos sólidos que entram na unidade. Em fevereiro, a medição apontou que 28% do lixo reciclável ainda está misturado com o orgânico. Em dezembro de 2013, o índice foi de 33%.

Sanepar


< voltar