Sistema de esgotamento sanitário vai beneficiar centenas de moradores de Ribeirão das Neves

Data: 16/06/2014
O objetivo é que seja tratado todo o esgoto coletado no bairro Vila Hortinha na Estação de Tratamento Santinho. Obras devem ser concluídas em quatro meses

Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Vila Hortinha, em Ribeirão das Neves, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) almeja melhorar a qualidade de vida da população local. Cerca de 140 imóveis e 600 moradores serão beneficiados com os trabalhos. Os serviços incluem construção de redes coletoras, construção de ramais prediais e ligações de esgoto. Essas obras vão acabar com o lançamento do esgoto no córrego que passa na região, desejo antigo dos moradores.

O objetivo é que, além da implantação das redes e de esgotamento sanitário, seja tratado todo o esgoto coletado da região na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santinho, que já foi licitada. A previsão é que as obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário da Vila Hortinha sejam concluídas em até quatro meses.

Segundo a analista de projetos comunitários da Copasa, Cristina Canuto, a realização das obras traz uma satisfação muito grande. “É muito bom poder contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas. Levamos saúde e isso me alegra tanto pessoal quanto profissionalmente. É importante ressaltar que sem a participação da comunidade isso não teria acontecido, é uma conquista coletiva“, conta.

Os moradores também se sentem realizados com o início das intervenções. Maria da Conceição Santos da Costa mora com a família no bairro há 26 anos e atualmente é conselheira fiscal da Associação Comunitária da Vila Hortinha (AscoVila), instituição que ajudou na parte de conscientização dos moradores locais. “Precisamos muito da rede, pois o esgoto ficava a céu aberto, trazendo mau cheiro para nossas casas. Era um sofrimento, principalmente para as crianças, mas já está melhorando. É maravilhoso saber que vamos ter o sistema de esgotamento sanitário. Nem tem como agradecer à Copasa”, afirma.

Irani Campos Reis mora na região com a família há 10 anos e é tesoureira da AscoVila. “Os operários que estão fazendo as obras são muito educados e trabalham muito bem. É uma conquista para a gente e vai melhorar muito a nossa vida. Não vejo a hora de estar tudo pronto”, diz a moradora.

Outra residente da região, Rosana Lúcia da Costa, secretária da AscoVila, afirma que as intervenções para implantação da rede de esgoto é um sonho que está se tornando realidade. “Está difícil até dormir com tanta empolgação. É um sonho que está se realizando e vai resolver nosso problema. Até meus alunos estão fazendo trabalho sobre o esse projeto maravilhoso. Estou muito satisfeita”, ressalta Rosana.

Agência Minas


< voltar