Reúso de água é alternativa para abastecimento e redução de custos

Data: 09/06/2014


Com a falta de chuvas registrada na pior seca dos últimos 84 anos, o programa de reúso da água se torna mais uma das formas de preservação das reservas hídricas realizadas pela Sabesp. O programa também permite aos clientes reduzirem os seus custos com a água. A capacidade instalada de água de reúso na Região Metropolitana de São Paulo é de aproximadamente 600 litros/segundo.

Participam do programa de reúso 23 empresas e três órgãos públicos, que utilizam a água para geração de energia, resfriamento de equipamentos, limpeza de pátios, ruas, monumentos, fachadas e praças, desobstrução de galerias, assentamento de poeira e em alguns processos industriais. Essa água é retirada do esgoto tratado após a limpeza de material orgânico. O programa permite o reaproveitamento, representando economia de água e preservação dos recursos naturais, ação que faz parte do escopo de atuação da Sabesp como empresa de soluções ambientais.


Histórico
Água de ReusoDesde 1998, a Sabesp tem um papel pioneiro nessa questão. A Estação Jesus Netto foi a primeira a produzir água de reúso para indústrias têxteis na região do Ipiranga. A experiência positiva foi fator decisivo na expansão da produção e atualmente a Sabesp produz água de reúso em cinco de suas Estações de Tratamento de Esgotos (ABC, Barueri, Jesus Neto, Parque Novo Mundo, São Miguel) na Região Metropolitana de São Paulo, além da Estação de Produção de Água Industrial Aquapolo.

Os consumidores principais do Aquapolo são o polo petroquímico do ABC, indústrias têxteis, prefeituras e empresas de construção civil. Em São Caetano do Sul, 50% de toda a água utilizada pela Prefeitura já é de reúso. A distribuição é feita através de caminhões pipa, em sua maior parte, e da própria rede (fornecimento industrial).

Apenas pessoas jurídicas podem participar do programa de reúso, entre órgãos públicos, empresas e condomínios. Para obter mais informações sobre o fornecimento de água de reúso as empresas devem contatar a Sabesp por meio do telefone 0800-7712482. Atualmente, na cidade de São Paulo, a água de reúso destinada a indústrias apresenta custo médio que varia entre 9 e 42% do custo da água potável (faixa de consumo acima de 50 m3/mês).

Aquapolo

O Aquapolo é o maior programa de reúso da água do Hemisfério Sul e um dos dez maiores do mundo, numa parceria da Sabesp com a Foz do Brasil envolvendo 360 milhões de reais. Ele abastece indústrias do Polo Petroquímico de Capuava, no ABC paulista. Estas grandes empresas deixam de usar água potável e passam a utilizar água de reúso, produzida a partir do esgoto tratado pela Sabesp na Estação de Tratamento do ABC. Com isso, são economizados mensalmente 2,59 bilhões de litros de água potável, o que equivale ao consumo de uma cidade com 500 mil habitantes.

Por esse programa, o Aquapolo também recebeu um prêmio internacional que destaca as melhores iniciativas de abastecimento e saneamento em todo o mundo: o Global Water Awards.

SAbesp


< voltar