Projeto do SESI revitaliza nascentes do cerrado

Data: 06/06/2014


Até 2015, devem ser plantadas 350 mil mudas nativas que contribuirão para o reflorestamento das nascentes da Bacia do Rio Pipiripau, no DF

São Paulo, 05 de junho de 2014 – Mais 50 mil mudas nativas do Cerrado foram plantadas no último semestre na bacia do Rio Pipiripau, região localizada no nordeste do Distrito Federal. Além das já plantadas, outras 117 mil mudas estão produzidas, e aguardam o melhor período para o plantio. A meta é chegar a 350 mil mudas até 2015, que serão utilizadas no reflorestamento das nascentes da bacia.

O Projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI com foco em ações de sustentabilidade no ambiente institucional e junto à sociedade. O objetivo das ações na Bacia do Pipiripau é reduzir os impactos dos desgastes causados ao meio ambiente, que vêm sendo sentidos de perto na região do cerrado. O projeto tem contribuído também para a ampliação do número de empregos ofertados para moradores das comunidades.

Importância da indústria
Parceiro do Programa Produtor de Água no Distrito Federal, o CN-SESI se uniu à Rede Sementes do Cerrado e à Secretaria de Agricultura do Distrito Federal para colaborar na recuperação da Bacia do Rio Pipiripau. A parceria começou em 2013 e vem estimulando produtores rurais de Planaltina a protegerem as nascentes da bacia, que abastece mais de 180 mil moradores.

O presidente do CN-SESI, Jair Meneguelli, reforça a importância da participação da indústria na preservação dos recursos naturais. “Estamos falando de um produto que é o ouro do futuro, a água. Então, vamos entrar firme nesta ação, patrocinando a compra de sementes, plantio e qualificação de pessoas nessa área”, afirmou.

Revitalização
Por meio do projeto Produtor de Água no Pipiripau, os produtores rurais serão capacitados para adotar melhores práticas de conservação e recuperação do solo e dos mananciais de sua propriedade. Para isso, eles serão estimulados e receberão uma remuneração por meio do mecanismo de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

A bióloga Alba Evangelista Ramos, assessora da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, elogia a iniciativa: “a parceria começou o ano passado e é bastante positiva porque está promovendo a revitalização dos viveiros ao fortalecer a estrutura de coleta de sementes. Antes da parceria com o SESI chegamos ao plantio de 40 mil mudas. Agora são 350 mil” – comenta.

Produtor de Água
A Bacia do Pipiripau ocupa uma área de 23.527 hectares, onde se concentram diversas atividades econômicas – produção de frutas, grãos, carnes, proteção ambiental e captação de água para abastecimento dos habitantes das cidades de Planaltina e Sobradinho. A atividade agropecuária ocupa aproximadamente 71% da área.

O Projeto Produtor de Água no Pipiripau é concebido pelo Programa Produtor de Água, da ANA (Agência Nacional de Águas). Ao longo de dez anos, o projeto deverá investir R$ 40 milhões em ações de recuperação ambiental na bacia pelo mecanismo de PSA e incentivos para adoção de práticas de conservação do solo, de nascentes da vegetação nativa e de restauração ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas ações buscam, sobretudo, favorecer a infiltração de água e a consequente recarga do lençol freático.

Atualmente, mais de 70 produtores estão inscritos voluntariamente no projeto. Entre eles, 32 já adotam melhores práticas. Na Bacia do Ribeirão do Pipiripau, o Projeto Produtor de Água é uma iniciativa da ANA com mais 16 parceiros, entre instituições públicas (federais e distritais) e organizações não governamentais.


sesi


< voltar