Saneamento: especialistas reúnem-se em Natal para debater gestão, avanços e regulação

Data: 20/05/2014
Com o tema “Gestão Integrada, Avanços Tecnológicos e Regulação”, o XII SIBESA – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, encontro promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela ANDIS – Associazione Nazionale di Ingegneria Sanitaria Ambientale, da Itália, reunirá especialistas brasileiros, italianos e espanhóis em Natal (NR), de 19 a 21 de maio.

O Simpósio, que acontece a cada dois anos, alternando sua sede entre Brasil e Itália, abordará importantes temas do setor, em um momento em que o saneamento e outras questões de meio ambiente, como as mudanças climáticas, encontram-se no centro das discussões no Brasil e em outros países do mundo. Esta temática será debatida já na abertura do evento: ficará a cargo do presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, coordenar o painel inaugural “O efeito das mudanças climáticas para os serviços de saneamento”.

Entre os convidados internacionais, o italiano Renato Gavasci (ANDIS) abordará os temas “O tratamento de esgotos na realidade italiana” e “Evolução dos aterros sanitários na Itália e na realidade europeia”. O engenheiro espanhol Xavier Torret Requena apresentará aspectos da Gestão integrada de infraestrutura urbana com exemplos de integração de sistemas públicos de saneamento (água, esgoto e drenagem) e informações físicas da cidade como rotas de coleta de lixo, controle de anomalias em pavimentos das vias, controle de manutenção de áreas verdes e identificação de focos de doenças. Serão apresentados exemplos reais em municípios da Espanha, enfatizando a importância da gestão municipal através dos softwares livres de GIS e Banco de Dados integrados com os softwares de cálculo no saneamento (EPANET e EPASWMM).

O quadro de palestrantes brasileiros inclui, entre outros, Paulo Varella, diretor da ANA – Agência Nacional de Águas, que discorrerá sobre a “Política de Regulação no Setor de Recursos Hídricos”; Marcos Thadeu Abicalil (Banco Mundial, que falará sobre “Eventos extremos e sua importância para os projetos de saneamento”; Cícero Onofre de Andrade Neto (UFRN), abordando os temas “Água de Chuva: alternativa para conviver com a seca” e “Influência das condições operacionais na eficiência de ETEs”; Álvaro Menezes, presidente da CASAL e vice-presidente nacional da ABES, falando sobre “Parcerias com a iniciativa privada como forma de modernização dos serviços”; Abelardo de Oliveira Filho, presidente da EMBASA, que apresentará a palestra “Disposição de Esgoto no Mar (PPP Bahia)”; e Marco Antônio Calazans Duarte (CAERN), com o tema “Mananciais Eutrofizados e Água Potável: Algumas Respostas Tecnológicas para os Desafios”.

O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, ressalta o momento propício do saneamento no Brasil para fortalecer o debate dos temas propostos pelo Simpósio. “Os impactos das mudanças climáticas são um preocupação mundial. No Brasil, presenciamos essa realidade no momento e a ABES, a mais antiga entidade do saneamento no país, propõe essa discussão, valorizando a troca de experiências com nossos amigos italianos. Temos muito que aprender com essas experiências, que com certeza contribuirão para o desenvolvimento do saneamento em nosso país.”

Para Giordano Urbini, delegado de Relações Internacionais da ANDIS e membro da Comissão Científica do SIBESA, o intercâmbio é a base do Simpósio. “A troca de experiência é importante neste mundo globalizado, também nos setores da innovaçao tecnológica e da política ambiental. A ABES é para nós uma referência no campo da educação e da formação profissional no setor do meio ambiente. Esperamos avançar juntos. Estas conferências devem servir para proporcionar momentos de contato entre jovens profissionais e pesquisadores, criando as bases para colaborações que sempre levam a resultados positivos.”

SOBRE A ABES – Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando a melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Mais informações: www.abes-dn.org.br
Abes



< voltar