Uso consciente de água: iniciativa que gera economia e preserva o meio ambiente

Data: 19/05/2014



A água é a base da vida. Mais que uma questão de consciência, a economia da água se tornou uma necessidade de sobrevivência para os seres humanos. A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso tem como compromisso diário produzir água mais que necessário para suprir a demanda da população, mas não o suficiente para atender aos exageros de consumo. Por isso, a ação mútua entre Estado e sociedade é fundamental para a manutenção da produção de água.


Graças aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em construção e ampliação de adutoras, hoje em dia a realidade do racionamento tão concreto no sudeste do país, por exemplo, está totalmente afastada de Sergipe. Com planejamento e bons projetos, a Deso tem trabalhado para garantir que não falte água nas torneiras dos sergipanos. No entanto, a companhia recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios.


A economia na conta de água e esgoto é resultado do comprometimento e conscientização de todas as pessoas envolvidas, que criam novos costumes de vida mais racionais e ambientalmente corretos, e colhem os frutos dessa educação ambiental no próprio bolso. “Quando as pessoas têm consciência da importância e da escassez da água, elas se tornam ainda mais responsáveis pela preservação deste recurso natural.”, esclarece Antônio Sérgio Ferrari Vargas, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe.


No planeta Terra, apenas 3% de toda a água está disponível para suprir as necessidades de sete bilhões de pessoas e uma infinidade de ecossistemas de água doce, sendo que maior parte dessa água é utilizada na irrigação de plantações, nos trabalhos domésticos diários de limpeza e de produção industrial. Em terras brasileiras, aparentemente não há escassez, já que 12% da água superficial doce do planeta está aqui. Mas, segundo a Agência Nacional da Água (ANA), a distribuição territorial disponível deste bem é desigual. Enquanto a Região Norte concentra 68% da água e apenas 7% da população, o Nordeste e o Sudeste têm 72% da população e menos de 10% da água.


A Deso separou atitudes simples que podem tornar sua rotina diária mais sustentável. Confira:


- Chuveiro. Durante o banho, feche o registro do chuveiro enquanto se ensaboa e só religue quando for se enxaguar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas cinco minutos para um banho bem tomado.


- Torneira. O vazamento de uma torneira gasta cerca de 46 litros por dia ou 1380 litros por mês. Prefira torneiras automáticas que gastam 30% do Fechando-a você usa cerca de 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 2 litros de água podem estar indo pelo ralo. Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

- Descarga. Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros.


-Lavanderia. Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem.


- Louça. Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez. Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.

- Jardinagem. Regue as plantas nos períodos da manhã ou da noite para evitar que a água evapore com facilidade. Na hora de regar, dispense a mangueira e use um regador. A mangueira usa 93 litros de água em cinco minutos, enquanto um regador tem uma capacidade que varia entre 5 ou 10 litros.


- Calçada. Evite lavar a calçada com uma mangueira, optando pelo uso de balde e vassoura. Se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água serão desperdiçados. Reutilize a água dispensada pela máquina de lavar roupas.


- Carro. Ao lavar o carro, não use mangueira. Prefira fazer a limpeza com um pano, usando um balde de água.

- Sistema de Reutilização. Apesar de caros, os sistemas de reuso profissionais são um investimento que, com o tempo, se paga com a economia que gera. Em uma casa de 200m², por exemplo, o sistema custa em média entre R$ 6 mil a R$ 10 mil e se paga em até quatro anos. Água do chuveiro, da máquina de lavar, da pia e até da chuva pode ser captada automaticamente pelo sistema, que dá opção de filtragem e redirecionamento para outros usos.

DESO SE


< voltar