ETA-Gavião, no Ceará, terá fábrica de cloro pioneira no país

Data: 15/05/2014
Em busca de reduzir custos com o tratamento da água realizado na ETA-Gavião, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se torna pioneira no país por ser a primeira empresa do setor de saneamento a possuir uma fábrica de cloro dentro de suas instalações. Com a implantação, as despesas com a aquisição do cloro serão reduzidas. O valor do quilo cairá de R$4,60 para R$2,89. Pelo fato da Cagece possuir um consumo elevado do produto (cerca de 6.500kg/dia), a fábrica vai suprir cerca de 50% da demanda da ETA-Gavião.

De acordo com Manoel Sales, idealizador do projeto, o início da produção da fábrica está marcado para o final de junho. A construção da fábrica se justifica pela grande demanda de cloro utilizado na Estação. Por conta disso, a empresa irá fornecer o produto exclusivamente para a Cagece, garantindo abastecimento constante.

A instalação da fábrica na ETA-Gavião foi possível através de uma parceria entre a Cagece e uma empresa uruguaia, a Alliance Química Indústria e Comércio Ltda. Pelo contrato, a Companhia cedeu o espaço para a construção da fábrica de cloro e como contrapartida, a empresa uruguaia será a gestora do empreendimento durante quatro anos. O prazo pode ser ampliado, caso a tecnologia seja viável.

Cagece



< voltar