Estado vai liberar R$ 53 milhões para obras de conclusão da Cidade das Águas Unesco-HidroEX

Data: 09/05/2014



O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, anunciou nesta quarta-feira (07/05), em Frutal, a liberação de R$ 53 milhões para investimentos em obras de infraestrutura para a conclusão da Cidade das Águas Unesco-HidroEX, localizado naquele município. A instituição, iniciativa do governo mineiro, trata da pesquisa e preservação dos recursos hídricos e tem a responsabilidade de difundir o conceito “Educação para as Águas” em duas regiões estratégicas do Planeta: a América Latina e os países africanos de língua portuguesa.

No mesmo evento, que contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi empossado o Conselho Científico da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas. Como presidente foi indicado o engenheiro civil, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcos Airton de Sousa Freitas. Na vice-presidência, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola.

O Conselho Científico é o órgão de participação institucionalizada da sociedade na Fundação. Tem como meta preservar a missão institucional da Unesco-HidroEX em todas as suas deliberações e decisões e formular a sua política científica de educação, capacitação e pesquisa aplicada em águas e acompanhar o desenvolvimento das atividades estabelecidas.

Investimentos

As obras que tiveram início autorizado vão interligar toda a estrutura da Cidade das Águas, com a construção de um boulevard de 40 metros de largura, que será cercado por árvores do cerrado, uma alameda cultural, uma ponte estaiada para passagem na vereda que integra a área, além de um viaduto na MG 255. A obra terá início com a remodelação da avenida Mário Palmério, que dá acesso à Cidade das Águas. Ela será reconstruída e passará a contar com dois espaços para pedestres, pista dupla para veículos e uma ciclovia.

Em seu pronunciamento, o secretário Narcio Rodrigues, após se deter nos detalhes das obras autorizadas, destacou a importância da posse do Conselho Científico para a Fundação Unesco- HidroEX. “Digo que a vinda de pesquisadores tão qualificados representava com fidelidade o momento do nosso projeto”, disse.

A secretaria de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, atual vice-presidente do Conselho, elogiou o projeto do Governo de Minas, ressaltando que não existe nenhuma iniciativa como essa no Brasil. “Com certeza, será modelo para o mundo e digo que se trata de uma das mais brilhantes iniciativas do Governo de Minas”, disse Gazzola. Segundo ela, com toda estrutura que está sendo construída, mas especialmente pela matéria-prima que trabalha – que são os recursos hídricos –, a Cidade das Águas em pouco tempo será um patrimônio da Unesco.

A importância do Conselho também foi destacada pelo presidente da Fundação, professor Octávio Elísio Alves de Brito. “A oficialização do Conselho Científico é um grande passo que acabamos de dar no sentido de compor as nossas ações na área de pesquisa e educação para as águas”, afirmou.

agência Minas


< voltar