Estado do Rio de Janeiro completará investimentos de R$ 35 bilhões até o fim do ano, diz Sérgio Ruy

Data: 09/05/2014

Investimentos foram realizados em diversas áreas, com destaque para as obras do metrô.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai encerrar o ano de 2014 com investimentos de R$ 35 bilhões realizados desde 2007. A informação foi apresentada no dia 07 de maio (quarta-feira), durante audiência pública na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2015.

No ano passado, 78% dos investimentos do Estado foram realizados nas áreas de Urbanismo, Transportes, Habitação, Saneamento, Segurança, Saúde e Educação, com destaque para as obras do metrô. Os investimentos cresceram 565,5% de 2007 a 2013.

“Os investimentos públicos realizados desde 2007 representam um esforço do governo para dotar o estado de infraestrutura adequada e melhorar a qualidade de vida de sua população”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy.

As melhorias serão custeadas, principalmente, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, da parceria com o governo federal, por meio do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento"> e da contratação de financiamentos e empréstimos com organismos internacionais e instituições financeiras federais, em decorrência da abertura de espaço fiscal trabalhado pelo Governo do Estado no período 2007/2013.

Em relação aos projetos, são destacados a implantação de novas linhas metroviárias, a construção do Arco Metropolitano, a urbanização de comunidades e o programa Bairro Novo. Entre as metas e prioridades estabelecidas pelo PLDO para 2015, estão a urbanização das comunidades, com recursos do Tesouro e em parceria com o governo federal; o programa Somando Forças, para a execução de diversas obras em municípios com o financiamento de 80% a 90% sob a responsabilidade do Estado; o saneamento básico; a modernização da gestão pública, com programas desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento; programa Estradas da Produção, para a melhoria e construção de rodovias no interior; a Operação Barreira Fiscal; a ampliação do sistema de alerta e alarme para desastres ambientais; e a continuidade da política de Polícia Pacificadora.

“O governo manteve nos últimos sete anos uma política muita explícita, não só de melhorias salariais para os servidores, mas também da renovação do quadro com a realização de concursos, principalmente na área da Segurança Pública”, afirmou o secretário.

A despesa com ativos, aposentados e pensionistas do Estado cresceu 66% acima da inflação, comparando-se 2013 com 2006. Algumas áreas, porém, tiveram despesas maiores. A Segurança Pública teve um aumento de despesa de 169% acima da inflação. Na Educação, o aumento foi de 98% e na Saúde, de 68,8%.

A formulação do PLDO 2015 cumpre determinação constitucional e tem por objetivos aprimorar o processo de elaboração dos instrumentos de gestão das finanças públicas estaduais, traçar diretrizes para o alcance do equilíbrio fiscal e orientar a elaboração do Projeto de Lei do Orçamento 2015, assim como sua execução.

revista fator


< voltar