Sistema de alerta de enchentes será implantado em rio mineiro

Data: 15/04/2009

Sistema de alerta de enchentes será implantado em rio mineiro


A Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais, vai receber um sistema de alerta de enchentes. O tema foi discutido na segunda-feira, 13, durante a 1ª oficina “Rede Hidrometeorológica e Prevenção de Inundações na Bacia do Rio das Velhas”, realizada pelo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Diversas instituições como o Igam, a Copasa, a Cemig e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresentaram seus trabalhos com objetivo de definir a forma como será estruturado o apoio de cada uma das partes para a concretização do projeto. A prefeitura da capital, Belo Horizonte, também apresentou o projeto de monitoramento de enchentes elaborado por meio do programa Drenurbs.

Desde 1998 o tempo, o clima e o comportamento dos cursos de água são monitorados pelo Igam, de acordo com a diretora de Monitoramento e Fiscalização do órgão, Marília Melo. Quatro novas plataformas de coleta de dados hidrometeorológicos serão implantadas na bacia. O instituto já opera com 29 plataformas como esta nos rios do estado e 11 plataformas de coletas de dados meteorológicos. “O Sistema busca identificar os riscos de ocorrência de inundações no Estado e minimizar as perdas humanas e danos materiais causados pelas cheias”, destaca a diretora.

Interessados em acompanhar o monitoramento podem acessar as informações pelo site www.igam.mg.gov.br, clicando no menu Tempo e Clima, ou pelo telefone 0800-283-5898.



< voltar