Famílias de baixa renda de Botucatu (SP) são contempladas com ligações de esgotos e equipamentos sanitários

Data: 28/04/2014
Pelo programa Se Liga na Rede, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realiza a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos gratuitamente para famílias de baixa renda. Em Botucatu, uma parceria inédita firmada com a Prefeitura possibilitou ainda mais benefícios à população. João Cury, prefeito da cidade, doou 32 kits com peças e acessórios sanitários, como pia, vaso sanitário e torneiras para as instalações internas das moradias beneficiadas.

A ideia surgiu após uma visita com o superintendente regional da Sabesp, Mario Pardini, nas obras executadas pela Sabesp. Na ocasião ele viu uma senhora lavando pratos numa bacia, pois não possuía uma pia para as atividades domésticas.

Esse benefício é a realização de um sonho de muitas famílias que, por não ter recursos financeiros, não tinham acesso aos serviços de esgotamento sanitário e utilizavam fossas e conviviam com esgoto a céu aberto, colocando em risco a saúde, principalmente das crianças que ficavam mais expostas e vulneráveis a essa situação.

O custo médio da ligação de esgotos dentro de casa é de R$ 1.820,00, o que muitas vezes se torna inviável para quem tem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.034,00). Com o programa, a Sabesp faz a obra interna gratuitamente para o morador e entrega a casa com o mesmo acabamento original - ou superior.

Os serviços são 80% custeados pelo governo e 20% pela Sabesp. Em um período de 8 anos, a meta corporativa é fazer a ligação gratuita da rede de esgoto para 192 mil famílias, num total de mais de 800 mil pessoas beneficiadas no Estado de São Paulo.

“Programa Se Liga na Rede, Vivendo Melhor” - Na última terça-feira, 22 de abril, Geraldo Alckmin, governador do Estado, esteve em Botucatu e acompanhou a entrega dos primeiros kits no Jardim Santa Elisa, uma das áreas mais carentes do município.

Na ocasião, bastante emocionada, Dona Josefa recebeu a comitiva do governador em sua humilde cozinha e serviu um tradicional cafezinho. " A gente não tem muita coisa, mas recebemos o governador com muito orgulho e carinho. Ele é bem humilde", comentou Josefa.

O governador elogiou a integração da Prefeitura e Sabesp e contou que em um determinado bairro da capital, o estado investiu cerca de um bilhão de reais em rede de esgoto e depois descobriu que os moradores da região não faziam a ligação de suas residências à rede de esgoto, dando origem ao programa "Se Liga na Rede".

Sabesp



< voltar