SAMAR inicia obras de reversão de esgoto na zona norte de Araçatuba, interior de São Paulo

Data: 25/04/2014



A SAMAR (Soluções Ambientais de Araçatuba) iniciou as obras de reversão da Bacia de Esgoto Maria Izabel, no extremo norte do município - situado no noroeste do Estado de São Paulo - que permitirão a instalação de empresas e empreendimentos residenciais nessa região e deverão impulsionar o desenvolvimento econômico local. Cerca de 20 empreendimentos, entre industriais e residenciais, estão cadastrados no município à espera de autorização para começar suas instalações no extremo norte da cidade, região em que foi delimitado o distrito industrial de Araçatuba. As obras também irão universalizar o tratamento de esgoto em Araçatuba, hoje em 98%.

Com injeção de recursos de R$ 22 milhões pela SAMAR, e prazo de término de dois anos, as obras vão canalizar o esgoto que hoje é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Izabel, relativo a 20% do total de dejetos produzidos em Araçatuba. As intervenções começaram nesta semana.

Os trabalhos preveem a construção de um emissário de 14 quilômetros que irá coletar o esgoto da zona norte e direcioná-lo à Estação de Tratamento SANEAR, na região de Cafezópolis. Essa estação, já em funcionamento, é mais moderna e, após as obras de ampliação do sistema, terá condições de realizar o tratamento de todos os efluentes da cidade de Araçatuba. Ou seja, tudo será tratado em uma única estação.

Após concluir as interligações, a SAMAR irá desativar e recuperar a lagoa Maria Izabel, com a retirada do lodo remanescente e incorporação da bacia ao meio ambiente. Há anos esses investimentos estão proibidos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em razão da insuficiência da lagoa Maria Izabel para atender o crescimento da região.


Licenças para construção

A perspectiva é de que o início das obras de reversão já dará condições de os novos empreendimentos industriais e empresariais obterem licenças para operar na cidade. "As empresas e condomínios que tiverem como prazo de conclusão os 24 meses previstos para o término da reversão da bacia deverão obter licença para o início das obras, pois terão a canalização do esgoto para atendê-los quando terminar suas obras e iniciarem suas atividades", explica o presidente da SAMAR, Renato de Faria. "Vai

destravar o crescimento industrial e residencial na área norte da cidade. Este é o grande ganho para Araçatuba, além do ganho ao meio ambiente", ressalta Faria.

As intervenções também vão abranger a coleta de esgoto na região de Engenheiro Taveira, situada no noroeste do município e que abriga chácaras, como a Arco-Íris, cujo tratamento de dejetos ainda é feito por meio do sistema de fossas. As obras possibilitarão esgotamento das lagoas e também da região de Engenheiro Taveira. Todos os efluentes serão tratados na ETE SANEAR. O término das ações promoverá a universalização do saneamento básico de Araçatuba, atualmente estimado em 98%, de acordo com o Plano Municipal.

Sobre a SAMAR

A empresa Soluções Ambientais de Araçatuba (SAMAR) é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pela OAS Soluções Ambientais, empresa do grupo OAS, com o objetivo de prestar serviços de água e esgoto para o município de Araçatuba/SP. A empresa obteve concessão de 30 anos para administrar todo o saneamento da cidade a partir de processo licitatório promovido pela Prefeitura Municipal, em novembro de 2012. A SAMAR é hoje responsável por aproximadamente 70 mil ligações de água e esgoto em todo o município e pelo tratamento de uma média de 1 bilhão e 900 milhões de litros de água por mês.


SAMAR


< voltar