Fluoretação da água traz benefícios à população

Data: 22/04/2014
A água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está dentro dos padrões de potabilidade. Isso é fato. Mas há algo mais: a água tratada pela Companhia é também fluoretada, ou seja, é adicionado um teor de flúor, como forma de prevenção da cárie dentária, principalmente para as crianças cujos dentes estão em formação.

Sabendo disso, você já pode fazer a sua parte e beber água da Cagece, você e toda sua família. E saiba: no Ceará, são cerca de 70 sistemas de abastecimento de água que adicionam flúor durante o tratamento.

A Portaria 2914 define que o teor máximo de flúor a ser adicionado à água tratada é de 1,5 mg/litro. No entanto, a Portaria também estabelece que essa dosagem varia conforme a temperatura. No Ceará, a presença de flúor na água deve ficar entre 0,6 e 0,8 mg/litro.

Uma curiosidade é que a água do Açude Gavião, por exemplo, já tem uma presença natural da ordem de 0,3 mg/litro, o que permite que o flúor seja adicionado em menor quantidade, apenas para complementar esse teor. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gavião abastece Fortaleza, Maracanaú, Eusébio de parte de Caucaia, com uma produção de cerca de 8m3 por segundo.

Na ETA do Gavião, a aplicação de flúor se dá desde 1989. O monitoramento do nível da substância na água é feito a cada duas horas. Atualmente, a Cagece aplica na água o ácido fluossilícico, por ser mais eficiente, além de mais fácil de manusear e de controlar. Já na ETA Oeste, que abastece Caucaia, a fluoretação está prevista para iniciar até o final de março.

Cagece



< voltar