Fortes chuvas elevam turbidez da água captada no São Francisco

Data: 17/04/2014
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que alguns bairros da região metropolitana de Aracaju (SE), que são abastecidos pela Adutora do São Francisco, podem receber água com uma turbidez acentuada esta semana. Essa situação pontual ocorre devido às fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram a elevação da turbidez e da cor da água bruta do rio São Francisco. O leito manancial ficou comprometido com grande quantidade de material orgânico e lama causada pelas enxurradas, o que prejudica a captação.

Para manter o abastecimento de água com qualidade, a empresa está executando constantemente a limpeza de filtros nas Estações de Tratamento. A previsão é que o problema seja resolvido conforme a condição da água captada melhore. Esta é uma condição temporária.

A água fornecida à população sergipana segue as exigências do Ministério da Saúde. Essa determinação se torna uma garantia com o trabalho de monitoramento do produto. A água passa por análises em laboratório próprio da empresa e em unidades laboratoriais terceirizadas com certificações ISO/IEC 17025. E, mensalmente, são emitidos relatórios de controle de qualidade para as Coordenadorias de Vigilância Sanitária.

Toda água captada e tratada pela Deso é monitorada desde o manancial até o ramal do imóvel do cliente. A cada mês, a empresa chega a coletar 3.535 amostras e efetiva 28.050 ensaios analíticos em todo o território sergipano atendido.

Deso



< voltar