Frepesp, em parceria com o WWF-Brasil, apresenta avanços na conservação das reservas naturais privadas

Data: 14/04/2014
A Federação das Reservas Ecológicas Privadas do Estado de São Paulo (Frepesp), em parceria com o WWF-Brasil, reunirá os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado de São Paulo e interessados para a Assembleia Geral que acontecerá amanhã, sábado, 12, a partir da 10h.
A agenda vai apresentar os avanços conquistados pela parceria entre a Frepesp e o WWF-Brasil e será um momento para tratar de temas de interesse dos proprietários de RPPN.
O WWF-Brasil, em parceria com o Credit Suisse Hedging Griffo, realizou o primeiro Diagnóstico das RPPNs do Estado de São Paulo, que mapeou o perfil dos proprietários e suas principais necessidades para uma melhor efetividade na gestão de suas reservas. Os resultados deste estudo já foram compartilhados e discutidos com outras instituições, como a Associação de Proprietários do RPPNs do Mato Grosso do Sul (Repams), e serão apresentados pela primeira vez aos proprietários de reservas privadas paulistas no encontro.
Pagamento por serviços ambientais
Uma iniciativa inédita, que proporcionará novas oportunidades para a sustentabilidade das reservas privadas e conservação da biodiversidade paulista, é o mecanismo de pagamentos por serviços ambientais exclusivo para RPPNs. Um dos pontos mais importantes da reunião, será a entrega dos cheques para as onze RPPNs (1.884,74 hectares) contempladas no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Considerado um marco nos esforços pela busca de alternativas na captação de recursos para as reservas privadas, e fruto dos esforços da nova diretoria da Frepesp e do WWF-Brasil, este pagamento vai oferecer aos proprietários uma média de R$ 202,00 por hectares, por ano, durante o período de 5 anos. A verba servirá para executar ações de proteção como: controle de espécies exóticas com potencial invasor, recuperação de áreas degradadas, vigilância, aceiros contra o fogo e sinalização.
Portal de mobilização
No encontro será apresentada também uma nova estratégia de comunicação, criada para valorizar os proprietários e as famílias que trabalham na conservação. O novo portal da Frepesp pretende reconhecer os proprietários e promover troca de experiência entre ONGs, governos, empresas e sociedade em prol da conservação de reservas privadas no Brasil. Já foram feitas cinco visitas em RPPNs pioneiras no Estado de São Paulo, com entrevistas e geração de conteúdo sobre cada uma delas.
Aumento do número de RPPNs
O Estado de São Paulo possui 77 Reservas Privadas do Patrimônio Nacional, que protegem uma área total com mais de 20 mil hectares. Só no ano passado, foram criadas oito RPPNs e, neste ano, mais três aumentando a proteção em 843,49 hectares. Ao todo, existem mais de 150 famílias que lutam pela conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Sobre a Frepesp
A Federação das Reservas Ecológicas Privadas do Estado de São Paulo (Frepesp) tem por finalidade social representar o coletivo de proprietários de RPPNs – Reservas Particulares do Estado de São Paulo e defender seus interesses. Promover, incentivar e fortalecer iniciativas que visem a Conservação da Natureza em Terras Privadas. Contribuir para com a promoção e criação e gestão de espaços especialmente protegidos (Unidades de Conservação públicas ou privadas) e em especial as RPPNs. Apoiar os associados e atuar na defesa, preservação e conservação do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. www.frepesp.com.br
Sobre WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira que tem os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criada em 1996 e sediada em Brasília, a instituição desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, uma das maiores redes independentes de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
Sobre RPPNs
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/o_que_rppn/
(WWF-Brasil)


< voltar