Governo do Espírito Santo entrega veículos e imagens aéreas para auxílio na recuperação do Rio Mangaraí

Data: 14/04/2014
Nesta sexta-feira (11), foram entregues em Vitória (ES), por meio do Programa Reflorestar, dois veículos e fotos áreas (imageamento) do Rio Mangaraí, que serão utilizados para auxílio na recuperação da microbacia. Além disso, também será apresentado o resultado parcial do modelo hidrológico do Espírito Santo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e será realizado no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Os trabalhos de recuperação da microbacia fazem parte das ações do Programa de Gestão das Águas e Paisagem, uma parceria que envolve o Incaper, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), as Associações de Produtores, a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Dentro do Programa de Gestão das Águas e Paisagem, a previsão é de que a Cesan realize o diagnóstico da bacia, confecção de fossas e o tratamento de água. Além disso, o projeto irá relacionar-se diretamente com produtores agrícolas da região. Para isso, a Cesan envolverá 870 famílias da bacia do Mangaraí, com a criação de rede de voluntários que farão o acompanhamento da qualidade da água nos principais afluentes do rio Mangaraí, com ações pela educação ambiental e na implantação de áreas de uso social como forma de incrementar relação do homem em especial com os recursos hídricos.

O projeto prevê ainda a adequação e recuperação de estradas vicinais de terra, a confecção de caixas secas nas estradas de terra, reflorestamento e transição para a agricultura orgânica, e deve ser referência para os trabalhos de adequação ambiental de todas as 2.300 microbacias existentes no Espirito Santo.

A microbacia do Rio Mangaraí

O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana de Vitória. A Bacia hidrográfica do Rio Mangaraí totaliza 17.400 hectares, localizada nos municípios de Santa Leopoldina e Cariacica, com respectivamente 87% e 13%.

cesan



< voltar