Mirante do Cristal é marco na história do saneamento gaúcho

Data: 10/04/2014
O Mirante do Cristal, recentemente inaugurado juntamente com as demais obras do Programa Integrado Socioambiental (PISA) de Porto Alegre (RS), demonstra como soluções criativas podem aproximar a população do tema saneamento básico.

As estações de bombeamento de esgoto Cavalhada e Cristal, assim como a chaminé de equilíbrio, eram indispensáveis, mas formariam um contraste com a paisagem da orla do Guaíba. O projeto então tomou um novo rumo, e foi instalado um mirante que transformou o conjunto de obras de esgotamento sanitário em um verdadeiro ponto turístico para Porto Alegre, onde as pessoas poderão apreciar o pôr do sol da cidade. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS (ABES-RS) vê a atração como um marco na história do saneamento no Rio Grande do Sul.

- É um empreendimento de suma importância. É gratificante para os profissionais da associação, pois todos nós, da área sanitária e ambiental, estivemos envolvidos de alguma forma na condução deste projeto ao longo de muitos anos. O mirante integra uma obra imprescindível para o tratamento de esgoto da capital. Nesse ponto turístico, está uma chaminé de equilíbrio, que é uma parte importante deste sistema de esgotamento sanitário. Isso aproxima a população da orla e do conhecimento sobre saneamento - comemora a diretora da ABES-RS, Deisy Batista.

A associação de esgoto com turismo e beleza, também é comemorada pela 1ª Secretária da entidade, Jussara Pires, que ressalta a valorização do tema no imaginário da população e dos gestores públicos.

- O projeto de arquitetura teve reconhecimento internacional, conquistando destaque em revistas do setor na Argentina e Coreia do Sul, além de ter sido considerada uma das 10 melhores obras construídas no Brasil e representado o país na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo em 2012, na cidade de Cádis, na Espanha - explica Jussara.

O projeto arquitetônico, além de resolver as exigências técnicas inerentes ao PISA, estruturou equipamento para o uso coletivo, com espaço de eventos, exposições e belvedere público. O empreendimento também conta com salas gêmeas, uma no pavimento térreo e outra no nível superior, que abrigam a exposição de informações sobre o programa de recuperação ambiental do Guaíba.

- O mirante é a parte visível que certamente encantará a todos. Mas o mais importante é a parte invisível. Talvez não seja compreensível a grandeza dessa obra, que perpassa este local e atinge uma região extremamente carente da nossa cidade - considera o prefeito municipal de Porto Alegre, José Fortunati.

agua on line


< voltar