Caern instala hidrômetros para melhorar medição de consumo no RN

Data: 09/04/2014
Até o final de 2014, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) espera instalar, substituir ou remanejar cerca de 80 mil hidrômetros na capital e no interior do Estado. A meta faz parte da ação da companhia no sentido de atingir o índice de medição de consumo de água de 85% nas cidades do interior e 95% na capital potiguar. Desde setembro do ano passado, aproximadamente 24 mil aparelhos foram instalados, substituídos ou remanejados em imóveis das sete regionais da empresa.

A Regional do Litoral Sul foi a que mais realizou mudanças: 8.575 imóveis receberam o serviço nesse período. Também foi nessa região que a empresa contratada por licitação para instalar os aparelhos, a HL Engenharia, mais fez remanejamentos de hidrômetros. No total, foram 1.939 unidades transferidas.Os remanejamentos são feitos quando é necessário mudar o local onde o aparelho está instalado no imóvel.

“Às vezes, um imóvel antigo é reformado e o hidrômetro fica dentro de casa, dificultando o acesso do leiturista. Nesse caso, em comum acordo com o dono do imóvel, fazemos a mudança”, explica Márcio Gomes, chefe da Unidade Comercial de Cadastro e Faturamento da Caern.

Este ano, a Caern dobrou o investimento na aquisição e instalação de hidrômetros, incluindo a substituição dos que ultrapassaram a vida útil de dez anos de uso. Em 2014, serão destinados R$35,5 milhões para adquirir 190 mil medidores. O total de unidades compradas em 2012 foi de 99.637 unidades, e em 2013, mais 96.100, totalizando 192 mil nos últimos dois anos.

CONSUMO CONSCIENTE

Márcio observa que a instalação de hidrômetros traz um grande benefício no que diz respeito ao desperdício de água, promovendo uma cobrança mais justa. Algumas cidades que estão recebendo os aparelhos não tinham medição e sofriam com o problema de desperdício. O município de Jucurutu, por exemplo, passou de zero para 100% de medição.

Aumentar o número de ligações de água com medidores é uma ação mais do que comercial, tendo em vista que o medidor inibe o desperdício de água, proporcionando uma conta justa de acordo com o consumo real.Para se ter uma ideia, a média de consumo de uma família de quatro pessoas, por mês, é de 10 metros cúbicos, ou 10 mil litros de água. Portanto, se uma medição apresenta 50 metros cúbicos neste núcleo familiar, por exemplo, pode indicar a necessidade de observação.

Quando um imóvel não possui medidor, a Companhia não tem como mensurar o gasto mensal, e mesmo os desperdícios ocasionados por vazamentos passam despercebidos, porque o valor cobrado é fixado na tarifa mínima de acordo com a dimensão do imóvel. Além disso, o próprio uso excessivo e desnecessário por parte dos moradores.

Por isso, é comum situações em que após a instalação do medidor, o cliente perceba um aumento no valor da conta, e passa a se conscientizar sobre o uso adequado do produto, seja pela mudança de hábitos ou pela investigação de vazamentos que eram mascarados pelo hidrômetro ineficiente, ou mesmo sua ausência.


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