Padrão de consumo pode gerar catástrofe climática

Data: 14/04/2009

Padrão de consumo pode gerar catástrofe climática


Para evitar uma catástrofe climática, a humanidade precisa mudar já e radicalmente seu comportamento de consumo, em especial nos países desenvolvidos. O alerta foi feito pelo climatologista Carlos Nobre em entrevista ao Cientistas do Brasil, talk show que estreia nesta terça-feira (14/4), às 23h10, no Univesp TV, programa comandado pela jornalista Mônica Teixeira na TV Cultura.

O impacto do aquecimento sobre a agricultura e a produção de alimentos, o aquecimento global, as conseqüências do desmatamento da Amazônia para as mudanças climáticas, o derretimento do Pólo Norte, o efeito negativo do aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera para a vida dos oceanos também pautaram a entrevista.

Nesta edição, Cientistas do Brasil também conta com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor cientifico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do botânico Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP, que conversam com Nobre sobre a pesquisa científica a respeito das mudanças climáticas.

O programa também dedica espaço para uma conversa sobre aquecimento global na escola e sobre como a mudança cultural pela qual já passa a sociedade – critica aos padrões atuais de consumo, uso de biocombustíveis e fontes alternativas de energia – deve ser tratada por alunos e professores no ensino fundamental e médio.

Carlos Nobre é membro do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) — grupo de cientistas reunidos pela ONU que, em 2007, ganhou o Premio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore — e o mais conhecido dos estudiosos brasileiros do aquecimento global no mundo.

Univesp TV - Em sua grade, o canal terá espaço para programas diretamente ligados aos cursos de graduação e pós-graduação dessas universidades, que serão veicu­lados ao vivo no horário das atividades presenciais. Programas complementares sobre temas curriculares também serão transmitidos.




< voltar