Brasília tem anúncio oficial como sede do Fórum Mundial da Água 2018

Data: 25/03/2014


Diretor-presidente da ANA discursa sobre importância do evento para o setor de recursos hídricos no BrasilNa tarde desta quinta-feira, 20 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, como parte das celebrações do Dia Mundial da Água, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou o anúncio oficial da cidade como sede do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em 2018. Esta será a primeira vez que o Hemisfério Sul receberá o maior evento sobre recursos hídricos do mundo. O Fórum é realizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês) a cada três anos com o objetivo principal de inserir a temática dos recursos hídricos com destaque na agenda global.

O Fórum Mundial da Água reúne diferentes públicos durante seus debates, como: organizações internacionais, políticos, representantes da sociedade civil, cientistas, usuários de água e profissionais do setor de recursos hídricos. Na última edição do evento, em 2012, na cidade francesa de Marselha, mais de 35 mil pessoas de 140 países participaram das discussões.

Para o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, o Fórum Mundial da Água permitirá uma troca de experiências brasileiras e estrangeiras relacionadas a água e dará ao tema um novo status na agenda nacional. “Trazer o Fórum para o Brasil nos possibilitará colocar a água num novo patamar na tomada das decisões no País”, destacou.

Segundo estimativa da Secretaria do Turismo do DF, o Fórum Mundial da Água de 2018 deverá gerar um impacto econômico direto de R$ 61 milhões na receita do Distrito Federal, com gastos de turistas em alimentação, hospedagem, compras e outras despesas. "O Fórum será importante para a economia da cidade, ultrapassando os 40 mil participantes em uma semana de visita. Além disso, também colocará o tema da gestão da água na agenda nacional, debatendo e dividindo experiências no assunto. Isso repercutirá em todo o País", afirmou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

A candidatura de Brasília para sediar o Fórum Mundial da Água foi resultado de um esforço conjunto do Governo Federal, do GDF, da ANA e das diversas instituições que compõem a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água. A intenção de sediar o evento foi manifestada em 2012 na edição de Marselha, França.

O Fórum

Desde 1997, o Conselho Mundial da Água vem realizando o Fórum Mundial da Água. A primeira edição aconteceu em Marrakesh, Marrocos, com o tema “Visão sobre a Água, Vida e Meio Ambiente no Século XXI”. Em 2000, a cidade de Haia, Holanda, sediou o evento com a temática “Da Visão à Ação”. Três anos depois, o Fórum foi para o Japão. Nas cidades de Kyoto, Shiga e Osaka, o tema foi “Um Fórum com uma Diferença”. Na ocasião, os debates consideraram as metas estabelecidas pela Cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2006, o maior evento do mundo sobre recursos hídricos aconteceu na Cidade do México norteado pelo tema “Ações Locais para o Desafio Global”. Depois de passar pela África, Europa, Ásia e América, o Fórum Mundial da Água de 2009 foi realizado numa cidade ao mesmo tempo europeia e asiática: Istambul, Turquia. Nela o assunto que norteou as discussões foi “Superar Divergências sobre a Água”.

Na última edição, em 2012, a cidade onde fica a sede do WWC também sediou o Fórum: Marselha, França. Na ocasião, o tema escolhido foi “Soluções para Água”. O próximo evento acontecerá em duas cidades da Coreia do Sul, Daegu e Gyeongbuk, entre 12 e 17 de abril de 2015. Para esta edição, a temática dos debates será “Água para nosso Futuro”.

ANA


< voltar