Começa a estruturação para a II Latinosan

Data: 09/04/2009

Começa a estruturação para a II Latinosan


O Governo Federal vai editar, nos próximos dias, uma portaria oficializando a participação de ministérios, órgãos da administração federal e demais entidades ligadas ao saneamento básico do País - água e esgoto - na organização da II Conferência Latino-americana de Saneamento (Latinosan) , que acontecerá em março de 2010, em Foz do Iguaçu (PR). Esse é um dos resultados de uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 6 de abril, em Brasília (DF).

O foco da Conferência será a universalização dos serviços de saneamento e os obstáculos para estender o atendimento para toda a população, tendo em vista ser esse um objetivo comum para todos os países da América Latina. A Latinosan congrega, como participantes, os países latino-americanos e mais o Caribe.

Durante a reunião, também foram discutidos os mecanismos institucionais de realização da Conferência, bem como as fontes de financiamento. Dentre os financiadores estará o próprio Governo Federal, além do Banco Mundial, patrocinador oficial desde a primeira edição, realizada em 2007, em Cali, na Colômbia.

De acordo com o diretor presidente da Aesbe, Stênio Jacob, até o final deste mês os organizadores deverão apresentar a grade de assuntos a serem tratados durante a Latinosan bem como o cronograma financeiro. Para Stênio, o evento é um marco para o saneamento básico latino-americano. “Esperamos que, deste encontro, saia uma política que auxilie na universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário. É o mínimo, uma vez que os países da América Latina, mais o Caribe, vão sentar para discutir a questão”, considerou o presidente da Aesbe.

Breve histórico

A primeira Latinosan aconteceu em Cali, Colômbia, em 2007. Na ocasião, 36 países se comprometeram em cumprir as metas de saneamento previstas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e para o Ano Internacional do Saneamento, celebrado ano passado. Os participantes firmaram ainda o compromisso de ampliar a cobertura de esgotamento sanitário a fim de promover o aumento da qualidade de vida das populações americanas. Esses compromissos ficaram conhecidos como “Declaracíon de Cali”, documento resultante da conferência.

Passados três anos, os países da América Latina e o Caribe voltam a se reunir para avaliar o cumprimento dos compromissos assumidos, promover as melhores ações desenvolvidas para a evolução dos serviços de saneamento e para atualizar as ações necessárias à universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário como forma de combate à pobreza.

A II Conferência Latino-americana de Saneamento – Latinosan está sendo promovida pelo Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) e organizada pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Além dessas entidades, também constituem o pool de entes envolvidos na organização/realização da Latinosan, as seguintes entidades: Agência Nacional de Águas, Itaipu Binacional, BNDES, Caixa Econômica Federal, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) e Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCOM).




< voltar