Dia Mundial da Água: pioneiro na Gestão Compartilhada, Indaial inaugura ETA compacta

Data: 21/03/2014



Como parte das comemorações dos 80 anos de Indaial, Prefeitura Municipal e CASAN inauguram neste sábado, Dia Mundial da Água, a Estação de Tratamento de Água compacta implantada com recursos da Gestão Compartilhada. A cerimônia com a presença do prefeito Sérgio Almir dos Santos, e do presidente da CASAN, Dalírio Beber, entre outras autoridades, está marcada para 10h30min. Na ETA estarão expostos poesias e acrósticos desenvolvidos por estudantes da rede municipal de ensino sobre a temática água.

Adquirida por cerca de R$ 1 milhão, a ETA automatizada tem capacidade para produzir 50 litros por segundo de água tratada, atendendo seis mil ligações (quase 40% da necessidade de abastecimento da cidade). A agilidade na montagem e implantação é uma das vantagens da estação que foi recebida em módulos e em 90 dias estava implantada.

Com um Sistema de Abastecimento de Água que iniciou a operação em 1976 e foi ampliado em 1987, Indaial tem atualmente 395 quilômetros de rede de distribuição de água, atendendo a totalidade da população urbana. Nas margens do Rio Itajaí-Açú estão a Estação de Tratamento de Água convencional e a ETA compacta, que juntas produzem 200 litros por segundo, abastecendo 58 mil habitantes em 16.136 ligações e 20.375 economias.

Investimentos conjuntos
Em 2004, Indaial, uma das 58 cidades que compõem a Superintendência Regional de Negócios Norte/Vale do Itajaí da CASAN, foi a primeira a adotar a Gestão Compartilhada entre Estado e município.

Com a parceria, Prefeitura Municipal de Indaial e CASAN decidem conjuntamente os investimentosrealizados com recursos do Fundo Municipal de Saneamento. Para esse Fundo são direcionados recursos correspondentes a 50% do lucro líquido mensal total obtido pela Agência da CASAN.

Os investimentos são discutidos em reuniões do Conselho Municipal de Saneamento, composto por integrantes de entidades representativas de diversos setores. No dia a dia o contato entre o gerente da Agência CASAN de Indaial, José Vilson Brassiani, e o chefe do poder municipal, Sérgio Almir dos Santos, é frequente.

“Avançamos na renovação da rede e antes de liberar novos loteamentos sempre levamos em conta a capacidade de atender a demanda, tanto de água como de energia”, destaca o prefeito, Sergio Almir dos Santos. “Trabalhamos para resolver os problemas com a CASAN, que funciona quase como um setor da Prefeitura”, reforça Jonas Luiz de Lima, servidor municipal designado como interlocutor no processo de Gestão Compartilhada.

Além de viabilizar a implantação da ETA compacta, os investimentos a partir do Fundo, que em 2012 foram superiores a R$ 2,5 milhões, também permitiram a aquisição pela Prefeitura de uma retroescavadeira e de uma picape Montana (que ficam à disposição da CASAN), de equipamentos e a realização de reformas, impermeabilizações e pinturas dos reservatórios, entre outras ações.

A melhoria dos passeios é outra conquista na cidade catarinense localizada no Médio Vale do Itajaí, o chamado Vale Europeu. Em ruas em que o asfalto vai ser refeito, tubulações antigas da rede de abastecimento de água são trocadas. Nesse trabalho, enquanto a Prefeitura fornece mão de obra, a CASAN entra com as tubulações e seus engenheiros fiscalizam a execução. A revitalização dos passeios é impulsionada por meio do Programa Calçada Segura, uma colaboração entre o poder executivo e a comunidade.

As atividades de comemoração dos 80 anos de emancipação do município de Indaial iniciaram em 15 de março e prosseguem até o dia 23. Diversas atrações culturais e artísticas fazem parte da agenda da 44ª Festa de Instalação do Município Indaial (FIMI).


CASAN


< voltar