Fórum debate saneamento em Canoas (RS)

Data: 21/03/2014
O Fórum "Água É Vida" foi realizado na manhã desta quarta-feira (19), em Canoas, e teve como tema A dialética do desenvolvimento econômico-social e sustentabilidade no universo do saneamento. Promovido pela Rede Pampa, o evento foi um oferecimento da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Governo do Estado e teve apoio da Prefeitura de Canoas.

O diretor-presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, foi um dos painelistas. Em sua fala, abordou a relação entre água e energia, que é tema do Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22. “No Brasil, a água é a principal fonte geradora de energia. Existe uma interdependência entre esses dois elementos”, afirmou. Sobre os investimentos em saneamento, destacou: “a nossa geração está tendo uma oportunidade inédita de enfrentar temas como a busca de soluções concretas para melhorar os índices de esgotamento sanitário”.

Já o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, elogiou a iniciativa da Rede Pampa de promover um intercâmbio de ideias entre diversas instituições e destacou as ações da Corsan no município: “a companhia é nossa parceira estratégica e uma empresa fundamental para o desenvolvimento do Estado. Quando assumi a prefeitura, em 2009, a cobertura de esgoto na cidade era de 6%. Com os investimentos da Corsan, saltará para 72%”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária seção RS (Abes-RS), Darci Campani, o evento foi um exemplo concreto de controle social: “Vivemos um momento de empoderamento e participação da comunidade nos debates que a ela dizem respeito”. Por sua vez, o presidente do CREA/RS, Luiz Alcides Capoani, reiterou o papel das entidades e dos técnicos: “os engenheiros e demais profissionais são fundamentais para a resolução dos problemas sociais e econômicos que temos enfrentado no saneamento e nos diversos setores da vida em sociedade”.

O presidente do Comitê Sinos, Arno Kayser, alertou sobre a importância do trabalho de conscientização. “O desafio hoje não é apenas realizar obras de saneamento, mas também convencer as pessoas sobre a importância de se ligarem às redes de esgoto, defendeu. O deputado estadual Daniel Bordignon também manifestou-se nesse sentido: “Quando um morador providencia a ligação do seu imóvel na rede coletora, passa a contribuir de forma decisiva para a preservação ambiental”, frisou.

Com mediação do jornalista Armando Burd, o evento aconteceu no auditório da prefeitura de Canoas. A gravação do fórum será transmitida pela TV Pampa (canal 4), nesta quinta-feira (20), às 18h30.

Corsan



< voltar