Começam as obras para captação do volume de água do Sistema Cantareira

Data: 19/03/2014

A Sabesp iniciou nesta segunda-feira, 17 de março, as obras para a captação da reserva estratégica de água do Sistema Cantareira. Os trabalhos para aproveitamento do chamado volume morto ocorrem nas represas Atibainha, em Nazaré Paulista, e Jaguari/Jacareí, em Bragança Paulista.

O período de duração das obras é de dois meses, com um investimento de R$ 80 milhões. O volume de água que estará à disposição para abastecimento público é de 200 bilhões de litros. Esse recurso será utilizado apenas se necessário e será suficiente para abastecer a população da Região Metropolitana de São Paulo por pelo menos quatro meses. Caso chova, essa água pode nem ser utilizada ou durar mais tempo.

Para a captação, serão construídos dois canais, que somam 3,5 quilômetros de extensão. Serão também instaladas 17 bombas, cuja função é retirar o volume do fundo das represas e encaminhá-lo aos túneis, seguindo o trajeto normal até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte de São Paulo. Lá, a água será tratada dentro dos rígidos padrões de qualidade seguidos pela Sabesp.

Sabesp


< voltar