Prefeitura de Maceió e Estado de Alagoas unem-se no trabalho de despoluição das praias da capital.

Data: 17/03/2014

O Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), vai trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Maceió para eliminar os pontos de poluição das praias da cidade. Isto foi decidido em reunião do prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, com o presidente da Casal, Álvaro Menezes, com o vice-presidente de Gestão Operacional, Carlos Figueiredo, e com gestores e técnicos do município, da Casal e da Seinfra.

No encontro, realizado na manhã de ontem, 11, na Prefeitura, também ficou acertada, por sugestão de Marcelo Palmeira, a criação de um comitê com integrantes desses órgãos para analisar, decidir e executar ações de curto, médio e longo prazos com o objetivo de conter e suprimir as chamadas “línguas negras”, incluindo a que é formada pelo riacho Salgadinho.Esta ação implicará no saneamento do Vale do Reginaldo, um dos assuntos tratados na reunião.

De acordo com Palmeira, deve ser criado um projeto unificado, envolvendo Prefeitura e Estado, a fim de agilizar as ações e obras necessárias à despoluição das praias. Durante o encontro, foram apresentadas várias sugestões para enfrentar e debelar o problema, entre as quais a construção de uma linha expressa de coleta de esgoto entre as praças Lions e 13 de Maio, que funcionaria paralelamente ao coletor existente, a implantação de um interceptor costeiro e a interligação da estação elevatória da praça 13 de Maio com o riacho Salgadinho.Além destas sugestões, que foram apresentada pelo presidente da Casal, Álvaro Menezes, outras ideias e alternativas também foram consideradas.

Para apressar as ações, ficou acertada a realização de reuniões quinzenais, ora na Prefeitura, ora na Seinfra e Casal. Cada órgão ficará incumbido de apresentar sua contribuição, unificando esforços e gestões relacionados a ações, obras e obtenção de recursos para viabilização dos projetos.

“O Estado tem interesse em participar desta e de outras iniciativas que venham a resultar em melhorias da imagem da cidade de Maceió e da qualidade de vida da população”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, que elogiou a iniciativa do prefeito em exercício Marcelo Palmeira e ofereceu o apoio de sua secretaria aos projetos de despoluição das praias.
Casal



< voltar