Sabesp investe na despoluição do rio Verde em Itaquera

Data: 17/03/2014
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) trabalha rumo à universalização dos serviços de saneamento em sua área de atuação. Exemplo disso são as obras de esgotamento sanitário na bacia do Rio Verde, na região de Itaquera, zona leste da Capital, que estão na reta final, com cerca de 80% de execução.

O investimento compreende a execução de 7,2 km de coletores tronco e coletores secundários, obras complementares e cerca de 25 interligações, totalizando R$ 29 milhões.

Cerca de 100 mil habitantes dos bairros Itaquera, Cidade A. E. Carvalho, Cidade Líder e Vila Carmosina, além de grandes empreendimentos da região, como a Arena Corinthians, o Poupatempo, o Metrô e a Fatec serão diretamente beneficiados com as obras. Todo o esgoto coletado nesses locais será encaminhado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São Miguel.

Até maio, a previsão é de que 60,5% dos esgotos coletados na bacia do Rio Verde sejam encaminhados para tratamento, volume estimado em cerca de 70 litros por segundo, que corresponde a duas vezes o esgoto gerado no município de Biritiba Mirim. O percentual complementar está na dependência de ações de reurbanização de áreas irregulares, por parte da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Para manter a boa operação das redes existentes na região, foram realizados trabalhos de manutenção preventiva na sub-bacia do Rio Verde, com a limpeza das redes coletoras, serviços de televisionamento e testes de fumaça, além da detecção, descobrimento e nivelamento de poços de inspeção e de visita, bem como inspeção em ligações de esgoto.

Todas essas ações integram o Programa Córrego Limpo que já despoluiu 139 cursos d’ água na cidade de São Paulo.

Sabesp



< voltar