Copasa apresenta ações do Programa Chuá em Ipatinga

Data: 28/02/2014

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou, na manhã última terça-feira, 25/2, as ações do Programa Chuá para o ano letivo de 2014. O encontro aconteceu no hotel Independência, bairro Veneza, e contou com a presença de diretores, professores e equipe pedagógica das escolas públicas e particulares de Ipatinga.

Durante a abertura do encontro, o gerente do Distrito do Vale do Aço (DTVA), Eduardo Carvalho, ressaltou a importância da parceria entre a Copasa e escolas para o sucesso do Programa. “No nosso dia a dia, vemos a necessidade de trabalhar com a comunidade conceitos ligados à educação sanitária e ambiental. Este trabalho deve ser feito ao longo do tempo e as crianças atuam como multiplicadoras. Para isso, o papel da escola é fundamental”, destacou o gerente.

Ainda segundo Eduardo, o maior problema enfrentado pela empresa em relação ao esgotamento sanitário é a grande quantidade de lixo, areia e cabelo que é descartada de maneira irregular nas redes.

Programa Chuá
O Chuá é um programa de educação sanitária ambiental desenvolvido pela Copasa. Voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental, o Programa aborda a importância do saneamento para a saúde e a qualidade de vida, bem como a utilização adequada dos recursos hídricos e da infraestrutura de esgotamento sanitário.

“Os temas abordados pelo Chuá são adequados às disciplinas que estão sendo trabalhadas na sala de aula, o que permite melhor absorção dos conceitos, que podem ser vistos de forma prática. Além disso, é nesta fase que os alunos estão formando seu senso crítico, podendo contribuir para a qualidade de vida de sua família e da comunidade onde estão inseridos”, explica a coordenadora de programas sócio-ambiental do DTVA, Isleide Dias Almeida Sá.

Atividades
Entre as atividades previstas pelo Programa estão palestras e visitas às estações de tratamento de água e de esgoto. Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de educação, Ivone Rosa Ferreira de Sá, é importante que as crianças conheçam o processo do tratamento da água que elas utilizam e acompanhem a destinação final da água usada, até as estações de tratamento de esgoto.

“Ainda na escola, podemos observar a diferença das atitudes das crianças que participam do projeto. Essas crianças têm consciência do seu papel na sociedade. Elas ajudam a preservar o ambiente onde vivem, fazendo o uso racional da água e descartando o lixo de forma correta”, comenta.

“Roteiro de Quadrinhos”

Em 2014, o Programa voltará a realizar o concurso “Roteiro de Quadrinhos – Turma do Chuá”, feito pela primeira vez em 2013. O objetivo do concurso é identificar e premiar ideias criativas para enredos de histórias que abordem o tema esgotamento sanitário e que incluam os personagens da Turma do Chuá da Copasa. Poderão participar alunos das escolas públicas e particulares do Estado de Minas Gerais.

As inscrições poderão ser feitas pela escola, através do site da Copasa (www.copasa.com.br), no período de 22 de março a 30 de junho e, após o período eleitoral, 01 a 30 de novembro.

Cada escola poderá concorrer com três trabalhos. Serão selecionados os oito melhores roteiros. Mais informações através do site: www.copasa.com.br.

Redução e Perdas de Água

O público presente teve ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Redução e Perdas de Água (PRPA) de Ipatinga, desenvolvido pela Copasa durante o ano de 2013. O objetivo do PRPA foi reduzir as perdas, aumentando a eficiência dos sistemas de abastecimento de água.

A partir de estudo, técnicos da empresa concluíram que a pressão elevada da água era responsável pelo rompimento de redes e o consequente desperdício de água. Para solucionar o problema, foram instaladas válvulas redutoras de pressão nas redes e foi feita a separação das redes por setores.

Isleide explica que através da instalação das válvulas foi possível diminuir as perdas e melhorar o atendimento às partes mais altas da cidade. Além disso, a setorização de redes permitiu realizar manutenção em um determinado bairro ou local, sem prejudicar os demais.
“O PRPA proporcionou um melhor desempenho gerencial técnico operacional para a empresa. Além de contribuir para melhoria na qualidade dos serviços e produtos e para atuação com responsabilidade socioambiental”, pontou Isleide.

Copasa



< voltar