Cesan assina protocolo para regularizar ligações clandestinas de água e implantar redes de esgoto em Balneário Carapebus

Data: 27/02/2014
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a Prefeitura Municipal da Serra, a EDP Escelsa e a Associação de Moradores de Balneário Carapebus assinaram ontem, terça-feira (25), um Protocolo de Intenções referente a melhorias na infraestrutura urbana das áreas de Zonas de Interesse Social (Zeis). A assinatura será na Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Augusto Rusk, nº 959, em Balneário Carapebus.

De acordo com esse protocolo, que terá duração de dois anos, caberá à Cesan implementar a rede de distribuição de água e a ligação das unidades à rede nas Zeis, implementar a rede de coleta e tratamento de esgoto nas Zeis e orientar o uso racional da água.

No último dia 8 de janeiro de 2014, a Cesan anunciou a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Balneário Carapebus. Ao todo, 40 quilômetros de rede serão construídos. Após a assinatura do Protocolo de Intenções, mais 2,6 km de rede de esgoto serão implementados na região, que passará a contar com mais de 650 imóveis ligados à rede de esgoto.

Em Balneário Capabepus há 699 imóveis, 49 ligações de água implantadas e 650 ligações de água clandestinas/irregulares. Com essas ações, a Cesan objetiva diminuir o índice de perdas devido a ligações clandestinas e melhorar o abastecimento na região, já que quem furta água prejudica o abastecimento dos que estão regularizados.

O município ficará responsável por realizar a demarcação urbanística das Zeis, elaborar o projeto de sistema viário, elaborar o projeto de regularização fundiária, cadastrar as famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico – e informar à Cesan e à Escelsa os dados socioeconômicos das famílias cadastradas para efeito de tarifas sociais, prover os serviços de construção e conservação de ruas e praças e prover os serviços de drenagem pluvial e de iluminação pública.

Já à Escelsa caberá realizar levantamento planialtimétrico das Zeis do bairro, implementar a rede de distribuição de energia elétrica e a ligação das unidades à rede, pesquisar e desenvolver tecnologias em eficiência energética, orientar o uso racional e seguro da energia elétrica e propor aos usuários medidas de redução no consumo de energia elétrica.

A Associação de Moradores ficará encarregada de colaborar com as equipes do município, da Escelsa e da Cesan, denunciar ocupações irregulares e invasões na Zeis, além de mobilizar e conscientizar a população local sobre a necessidade do uso racional de energia elétrica e água.


Cesan



< voltar