Copasa elimina lançamento de esgoto na Horta Comunitária do bairro Borges em Sabará

Data: 27/02/2014

Moradores do bairro Borges foram beneficiados por ação recente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no esgotamento sanitário de Sabará. A empresa implantou 72 metros de rede coletora e quatro poços de visita na Horta Comunitária do bairro, que fica localizada à rua Letícia, sem número, eliminando do local o lançamento clandestino de esgoto.

“Esta foi uma demanda que chegou até nós por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que inclusive já veio agradecer pelos serviços prestados”, conta o chefe do Distrito do Alto Rio das Velhas (DTAV) da Copasa, David Bichara. Além da solução de saneamento, ele destaca o caráter social dos serviços, já que as hortas aumentam a oferta de alimentos de elevado poder nutritivo e melhoram as condições de vida da população local.

Serviços como os prestados no bairro Borges já beneficiaram moradores de diferentes regiões de Sabará. Desde que assumiu a operação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, em abril de 2013, a Copasa já soma cerca de 4.500 intervenções, que vão de desentupimentos e correções de vazamentos a expansão da rede existente, construção de poços de visita, implantação de interceptores, inspeções e demais serviços de manutenção.

De acordo com o plano de investimento definido no contrato firmado entre a Copasa e a prefeitura de Sabará, serão investidos R$ 100 milhões no sistema de saneamento da cidade. Até 2016, a Companhia, além da manutenção da rede e coleta de esgoto, fará o tratamento de cerca de 32 milhões de litros de efluentes por dia, um benefício para a saúde da população, a economia da cidade e o meio ambiente.

Exemplos de Melhorias

O trabalho da Copasa também já produziu melhorias no bairro Córrego da Ilha, cuja população deixou de conviver com o mau cheiro e a exposição a doenças depois da instalação de novos interceptores, tubulações que impedem que o esgoto caia no curso d´água que passa pela região.

No Conjunto Residencial Mangueiras, os moradores das 480 unidades habitacionais se livraram de vários incômodos em função do trabalho da Companhia, que reconstruiu a rede de esgoto que cruza a MGC 262.

A Copasa também eliminou o lançamento do esgoto que corria a céu aberto ao lado da Policlínica do Siderúrgica, no bairro de mesmo nome.

Outro exemplo do trabalho da empresa em Sabará é a finalização da instalação de 530 metros de redes coletoras e 31 poços de visita no bairro Rosário I, obras que beneficiarão diretamente 3,2 mil pessoas.

Tratamento

Acerca do tratamento de esgoto, a Copasa garante a qualidade dos processos que utiliza. Um exemplo é a ETE Arrudas, onde a empresa promove cerca de 8.000 testes de controle mensalmente, analisando 72 indicadores. Os resultados, que são acessíveis a qualquer cidadão, mostram que a Companhia respeita 100% das exigências legais. A unidade passa por inspeções rotineiras dos órgãos de controle ambiental.

A Copasa ressalta que não é a responsável pelo tratamento das águas de rios e córregos, mas sim pelo esgoto gerado nas cidades com as quais mantém contratos de concessão. Há municípios na Bacia do Rio das Velhas, onde a Copasa não presta serviços, que lançam o esgoto diretamente nos cursos d´água, o que gera poluição. Assim, qualquer análise de qualidade deve focar o efluente que sai da ETE e não as águas da bacia hidrográfica na qual está instalada.

Copasa



< voltar