Concurso sobre Inovação Energética

Data: 06/04/2009

Concurso sobre Inovação Energética


Buscar novas idéias nas áreas de energia renovável, eficiência energética e acesso à energia na América Latina e Caribe, áreas com reconhecido potencial humano e ambiental, é o tema do Concurso para Inovação em Energias Renováveis e Eficiência Energética promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O banco de fomento regional tem como parceiros neste projeto a Global Village Energy Partnership - GVEP International, ONG que atua a partir do Reino Unido para acelerar e melhorar o acesso a energia de populações carentes de países em desenvolvimento; a Cooperação Técnica Alemã (GTZ), agência que promove a cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável em várias partes do mundo; e o governo da Coréia, que estabeleceu com o próprio BID o Fundo da Coréia de Parceria do Conhecimento para Tecnologia e Inovação (KPKF) para apoiar os esforços latino-americanos de obtenção de melhor aproveitamento energético.

No Brasil, o concurso tem o apoio do Instituto Ekos Brasil, ONG que atua no estímulo à sustentabilidade e na proteção da biodiversidade. "A eficiência energética somada a algumas novas fontes renováveis de energia têm potencial suficiente para dispensar a construção de Angra III e dos controversos projetos de grandes hidrelétricas na Amazônia, como Jirau e Santo Antônio no Rio Madeira, e Belo Monte no Xingu", afirma Delcio Rodrigues, diretor executivo da entidade.

O Ekos Brasil desempenhou papel similar na conferencia Eficiência Energética e Competitividade, realizada pelo BID em setembro do ano passado em São Paulo para promover a troca internacional de experiências e estimular o desenvolvimento de programas concretos na América Latina e Caribe.

Novas idéias valem US$ 200 mil

O concurso para incentivar o surgimento de novas idéias nas áreas de energia renovável, eficiência energética e acesso à energia se destina a indivíduos ou organizações de qualquer tipo – empresas, universidades, ONGs e institutos de pesquisa. Em princípio, serão contemplados projetos de pequena escala, mas poderão ser abertas exceções para propostas inovadoras de grande dimensão e impacto. Todas as proposições selecionadas devem incorporar forte componente de inovação.

Os projetos devem ser inscritos até o dia 15 de maio de 2009. Cada organização poderá inscrever somente um projeto. Descrição detalhada do concurso pode ser obtida clicando aqui:
http://www.ekosbrasil.org/default.asp?siteAcao=mostraPagina&paginaId=1935

Uma lista com as mais freqüentes perguntas e respostas sobre o concurso pode ser obtida clicando aqui:
http://www.ekosbrasil.org/default.asp?siteAcao=mostraPagina&paginaId=1936

Para maiores informações e também para inscrições contate o e-mail ideas@iadb.org.



< voltar