Governo da Bahia inaugura sistema de esgotamento em Mucuri

Data: 19/02/2014
O governador da Bahia, Jaques Wagner, inaugurou, no dia 15 de fevereiro, o sistema de esgotamento sanitário (SES) de Mucuri, cidade do extremo sul da Bahia. O sistema está em operação desde o final do ano passado, garantindo coleta e tratamento de esgoto para 67% dos imóveis da sede municipal e promovendo a despoluição do rio Mucuri.

Antes da conclusão do novo SES, a cidade só contava com 3% de cobertura do serviço de esgotamento sanitário. A maior parte dos esgotos da cidade ia para o rio Mucuri sem nenhum tratamento. Situada no litoral e visitada por turistas em busca de suas belas praias, Mucuri tem uma infraestrutura de esgotamento sanitário que, atualmente, tem capacidade para atender 2.000 imóveis.

O investimento, da ordem de R$ 14 milhões com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado e próprios, montou uma infraestrutura formada por rede coletora, com 30,4 quilômetros de tubulação e seis estações de bombeamento, por uma estação de tratamento com capacidade para tratar 33 litros de esgoto por segundo e por um emissário final, com 603 metros de extensão, que lança o efluente tratado no rio Mucuri.

"Estamos aqui com toda essa beleza, que é um presente de Deus e que, agora, não vai mais receber esgoto, garantindo a preservação. Estamos estudando a ampliação do atendimento para novos bairros da cidade", disse o governador.

Os moradores comemoraram a inauguração. "Mucuri precisava dessa obra, a cidade cresceu e já estava com problema de poluição no rio e no mangue. Os pescadores e quem vive do turismo agradecem", disse o professor Jonas Silva.


Embasa



< voltar