Governo do Estado implantará dois novos reservatórios na bacia do PCJ

Data: 17/02/2014
O Governo do Estado publicou dia 12 de fevereiro o decreto declarando de utilidade pública para desapropriação de duas áreas, com um total de 11,9 quilômetros quadrados, nos municípios de Pedreira, Campinas e Amparo para a implantação de dois novos reservatórios na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ): Pedreira, no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia.


A Barragem de Pedreira será construída no rio Jaguari, ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados nos municípios de Pedreira e Campinas, e terá capacidade para acumular um total de 26,3 milhões de metros cúbicos de água e vazão regularizada de 7,3 metros cúbicos por segundo. A segunda barragem, de Duas Pontes, no rio Camanducaia, terá capacidade para 41 milhões de metros cúbicos e ocupará uma área de 7,6 quilômetros quadrados no município de Amparo vazão regularizada de 6,5 metros cúbicos por segundo.

Os novos reservatórios serão construídos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica. “As barragens serão construídas abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do PCJ, com uma vazão regularizada de 13,8 mil litros de água por segundo que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira e reduzir a dependência dos municípios da bacia do PCJ, especialmente nas épocas de estiagem”, destaca Alceu Segamarchi Jr. Superintendente do DAEE.

UM LONGO PROCESSO

A construção destes novos reservatórios foi anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin em julho de 2012 em São Pedro, durante o 1º Simpósio dos Comitês PCJ. O DAEE iniciou então os primeiros estudos para definição dos parâmetros para a implantação do complexo. Em dezembro de 2013, o DAEE iniciou o processo de licitação para desenvolvimento dos projetos executivos e EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) para os novos reservatórios. A previsão é que a licitação seja concluída em abril. A empresa vencedora terá 14 meses de prazo para entregar os projetos.

DAEE


< voltar