Obras emergenciais garantem abastecimento de água em Araquari (SC).

Data: 12/02/2014
A Superintendência Regional Norte/Vale da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e a Agência da Empresa em Araquari, por meio de esforço conjunto, realizam obras e ações emergenciais visando normalizar o abastecimento de água no município. O sistema vem sendo prejudicado desde o início do ano, em função das altas temperaturas e problemas na cota de fornecimento de água por parte da Companhia Águas de Joinville, que mantém contrato com a CASAN.

Desde a noite de quinta-feira (6), foi ativado um sistema provisório de captação e tratamento de água, dentro das normas ambientais e de saúde, instalado junto a uma fonte na rua das Carpas, próximo ao limite com Joinville. Com isso, o abastecimento aos poucos será normalizado para 70 a 80% dos moradores do bairro Itinga, incluindo os loteamentos Santo Antônio e Santa Mônica. Uma cachoeira localizada no loteamento Mário Dunzer também serve como paliativo para este momento. A água tratada lá abastece aproximadamente 600 famílias da região.

Com a continuidade da operação deste sistema a expectativa é que o abastecimento volte gradativamente ao normal. Ainda integrando o conjunto ações emergenciais, está prevista a perfuração de dois poços artesianos na região do bairro Itinga, dependendo apenas de licenciamento ambiental para o início dos serviços, de acordo com o Superintendente Regional Norte/Vale da CASAN, Cesar Cunha.

Como obras definitivas para resolver o problema do abastecimento em Araquari, sem depender do fornecimento de água pela empresa municipal do setor em Joinville, a CASAN tem programada no seu plano de investimentos para este ano a implantação de Estação de Tratamento de Água (ETA) no rio Piraí e de um reservatório no bairro Itinga, que é a região mais afetada com a falta de água na cidade. Um cronograma financeiro para as obras deverá ser definido nos próximos dias.

Casan


< voltar