Meio ambiente futurista

Data: 27/01/2014


Por Carla Martins , Especial para Plurale em site

Podemos conceituar o Meio Ambiente Futurista como aquele preservado no presente, um Meio antrópico ou natural, que guarda os imprescindíveis recursos naturais à vida.

É futurista pois reflete as mudanças naturais e necessárias do ser humano, como uma evolução quase implacável no Meio que, ressalte-se, sofre diariamente com as explorações dos recursos.
Um meio que tem se modificado plasticamente, de horizontal para vertical, com impressionante rapidez a ponto de abrir um hiato gigantesco entre essa mutação e o tempo de renegeração ambiental.

Junto do crescimento das metrópoles, com o contínuo surgimento de novas cidades, vilas e condomínios, nasce simultaneamente a necessidade de abrigar a nós, seres humanos, em meio a blocos de concreto, ferros cuidadosamente retorcidos, materiais plásticos e madeiras mortas. São materiais concebidos por mãos humanas, despejando o verde natural...

Materiais, aliás, criados para dar ao ambiente uma aparência de “natural”. (Seria uma forma de o homem tentar se enganar e se sentir menos culpado pela destruição ao imitar o que é natural ?)

Mas aparência não é tudo. Os ambientes artificiais não têm os “cheiros da natureza”, a cristalinidade de uma nascente de água, tampouco o clima saudável de uma floresta madura e a alegria de animais coloridos à sua volta.
Com futuro incerto, ao ser espezinhado por inúmeras gerações, o Meio Ambiente ainda é vítima da sanha econômica. A ganância humana, desenfreada, parece não ter fim.

Mas tudo isto ainda pode ser melhorado. VOCÊ é a única “tecnologia” capaz de deter as degradações ao Meio Ambiente, seja ele terrestre, marinho ou espacial.

A Consciência pessoal e Futurista é o fator determinante do que queremos e do que seremos no Planeta.

Mais do que um ser HUMANO, digno, responsável, de caráter, feliz, precisamos acrescer nestas listinhas de boa índole a Sustentabilidade..... SIM, nos dias de hoje ser sustentável é tão importante quanto pagar suas contas em dia.

Analisar como vamos deixar a HERANÇA VERDE para nossos descendentes é uma obrigação. As gerações futuras também têm o DIREITO de receber um Meio equilibrado, adequado às suas necessidades.

Voltar em toda história do começo da vida, das necessidades reais já passadas pelos seres humanos, do legado intacto - ou “quase” - recebido por suas famílias, do modo de vida simples, utilizando somente o necessário da Natureza, das vantagens em alterar costumes para uma consciência responsável, da alegria de poder desfrutar com seu filho a riqueza peculiar e plena do Meio Ambiente, com suas inúmeras formas, cheiros, cores, temperaturas e, acima de tudo, do bem estar refletido na alma. Este deve ser o nosso compromisso.

(*) Carla Martins é Mestranda em Direito Ambiental (especialização em recursos naturais e descontaminação de solo) Terrestre / Espacial, possui Graduação em Direito, Pós-Graduação em Gestão Ambiental, Graduação em Psicopedagogia. Atualmente é Diretora - Flama Florestal e Ambiental, é autora do Livro “Meio Ambiente Espacial - com enfoque jurídico”, membro da Rede Internacional Advocacia de Excelência, associação de juristas da América do Sul, Europa e África, unidos pelos valores da ética, da ciência e dos princípios gerais do direito e membro da SBDA – Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial.


< voltar