Siemens recebe maior pedido mundial de energia eólica onshore até hoje

Data: 19/12/2013
• A companhia fornecerá 448 turbinas para cinco projetos eólicos no estado norte-americano de Iowa, com capacidade total de 1.050 megawatts

• Os projetos terão capacidade para fornecer energia limpa e renovável para cerca de 660 mil residências

Considerado o maior pedido eólico já realizado em todo o mundo, a Siemens foi escolhida pela companhia norte-americana de energia MidAmerican Energy para fornecer cerca de 448 turbinas para cinco projetos eólicos onshore no estado de Iowa. Juntos, os projetos têm uma capacidade de geração instalada total de 1.050 megawatts (MW). As turbinas eólicas possuem potência nominal de 2,3 MW cada e rotor com diâmetro de 108 metros. Os projetos serão concluídos no primeiro semestre de 2015 e fornecerão energia ecologicamente correta a aproximadamente 660 mil residências.


“A Siemens não é apenas líder em energia eólica marítima no mundo todo, também temos um grande êxito no ramo de energia eólica onshore. Somente na África e na Europa, instalamos com sucesso mais de um gigawatt no último ano. Este novo pedido da MidAmerican Energy mais uma vez realça o fato de que somos um dos principais fornecedores do mercado de energia eólica dos Estados Unidos”, afirmou Markus Tacke, Executivo-Chefe da Divisão de Energia Eólica da Siemens Energy.

As nacelas e os eixos das turbinas eólicas destes importantes projetos serão montados na fábrica da Siemens na cidade de Hutchinson, no estado do Kansas. Já as pás do rotor serão produzidas pela empresa no município de Fort Madison, em Iowa. A companhia também será responsável pela assistência e manutenção dos equipamentos.
Iowa é um dos estados que lideram a geração de energia eólica nos Estados Unidos. Em 2012, cerca de 24% da geração total de energia do estado foram de fontes alternativas. Até o momento, a Siemens já instalou 1,2 Gigawatt (GW) de capacidade de energia eólica para a MidAmerican Energy.

A energia eólica e as atividades de assistência correlatas fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Por volta de 43% da receita total da empresa são provenientes de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores de tecnologia ecologicamente correta do mundo.


No Brasil
A Siemens é uma das principais fornecedoras de soluções e equipamentos feitos sob medida para o mercado brasileiro, e está contribuindo com a expansão da energia eólica no País. Atualmente, a companhia participa de 18 projetos de energia eólica de grande porte no Brasil e fornecerá, até o final desse ano, 205 aerogeradores para parques do Nordeste, que vão gerar mais de 470MW. A participação da empresa em todos esses projetos coloca o Brasil como um dos principais mercados globais para a Siemens em campos onshore e o segundo maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.



Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de 9 mil colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

O Setor Energy da Siemens é o fornecedor líder mundial de uma gama completa de produtos, serviços e soluções para a geração de energia em usinas termelétricas e renováveis, para linhas de transmissão de energia e para a extração, processamento e transporte de petróleo e gás. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro), o Setor Energy registrou receitas de EUR24.9 bilhões e recebeu novos pedidos totalizando cerca de EUR31.8 bilhões e um lucro de EUR3.9 bilhões. Em 1 de outubro de 2011, o Setor de Energia tinha uma força de trabalho de mais de 82 mil. Mais informações estão disponíveis em: www.siemens.com.br/energia

maxpressnet


< voltar