Sabesp na produção de biogás

Data: 01/04/2009

Sabesp na produção de biogás


A Sabesp está em tratativas com a prefeitura de São João da Boa Vista (SP) para implementação de projeto de aproveitamento energético a partir de lixo de aterro sanitário. A recente regulamentação da Lei 11.445/07, novo marco regulatório do setor de saneamento, colocou essa oportunidade de negócio ao alcance das companhias de tratamento de água e esgoto.

A empresa contudo, ainda quer ganhar mais experiência no segmento. “Ainda não temos a experiência necessária para atuar de imediato nesse segmento”, justifica o assessor de Meio Ambiente da presidência da Sabesp, Marcelo Morgado. O investimento em geração de energia está em linha com a estratégia da Sabesp de trabalhar diretamente com gestão e produção de energia.

A empresa executou um plano de longo prazo focado em eficientização que reduziu suas despesas com aquisição de energia, principalmente em estações de bombeamento. Além disso, fez também levantamento de potencial para a instalação de PCHs junto ao complexo de tratamento de água do Guaraú, localizado ao pé da Serra da Cantareira.

Em parceria com o Centro Nacional de Referência de Biomassa da Universidade de São Paulo (Cenbio/USP), a Sabesp também testou microturbinas movidas a biogás de esgoto na estação de tratamento de Barueri, junto ao rio Tietê. Esse projeto pode também ser retomado, informa Morgado.


< voltar