Água potável no Brasil deverá atender às novas exigências do Ministério da Saúde

Data: 13/12/2013



Novas exigências da Portaria nº 2.914, do Ministério da Saúde, reúnem importantes análises para a produção de água potável no Brasil


A Portaria nº 2.914, de 12/12/2011, do Ministério da Saúde, traz exigências complementares para garantir a produção de água potável no País, as quais passam a ser obrigatórias a partir de 12/12/2013. Por isso, toda e qualquer empresa que é responsável pela produção de água para consumo, ou seja, empresas produtoras de água potável e empresas que tenham um poço e usem desta água para consumo dos funcionários, por exemplo, devem se enquadrar às novas exigências. As normas têm como objetivo melhorar a qualidade de água potável que é consumida pela população, além de garantir que os seus componentes não causem nenhum risco à saúde pública.


Entre as obrigações estabelecidas está a garantia do controle de qualidade da água e encaminhamento de relatórios das análises dos parâmetros às autoridades de saúde pública. Os envolvidos devem procurar por laboratórios de análises para que eles possam atestar todas essas exigências previstas na Portaria. Entre as principais, estão o monitoramento de cianobactérias, a mudança do padrão de turbidez, a inclusão da obrigatoriedade da avaliação de saxitoxina, os parâmetros de gosto e odor, análises de indicadores bacterianos e análises decompostos orgânicos que podem causar distúrbios no sistema endócrino de seres humanos e animais.


Para o diretor-técnico da Unidade Ambiental do Grupo Bioagri, a Mérieux NutriSciences Company, Marcos Ceccatto, isso representa um avanço para a saúde pública no Brasil. “Muitas vezes, as pessoas bebem água sem saber o que, de verdade, estão consumindo. Com essa Portaria, o cenário é outro. Todas as empresas deverão seguir as exigências e entregar mais saúde e confiança ao consumidor”, afirma o profissional do maior grupo de laboratórios privado de análises na América Latina.


Devidamente certificado pelos orgãos competentes, o Grupo Bioagri atende a todas as análises requisitadas pela Portaria 2.914 e possui um amplo escopo de análises acreditadas pelo INMETRO. “Realizamos esses tipos de análises para garantir que o consumo de água seja feito de forma segura”, finaliza Ceccatto.


Sobre a Mérieux NutriSciences Company no Brasil


O Grupo Bioagri - a Mérieux NutriSciences Company - tem mais de 20 anos de atuação e é o maior grupo de laboratórios analíticos privado da América Latina em seu segmento. Com matriz em Piracicaba-SP, a 160 km da capital paulista, a Bioagri possui 16 unidades distribuídas em todas as regiões do Brasil, um laboratório na China, cerca de 35.000 m2 de área útil de laboratórios e mais de mil colaboradores. A empresa oferece um escopo de análises de alta complexidade para registro e controle de qualidade de produtos, em cinco segmentos: Alimentos, Agroquímicos, Ambiental, Bens de Consumo e Fármacos. A Bioagri faz parte da Mérieux NutriSciences, líder mundial em análises de alimentos, e um dos maiores laboratórios do mundo.




Sobre a Mérieux NutriSciences



A Mérieux NutriSciences tem sede na França e conta com mais de 70 laboratórios no mundo distribuídos por 18 países. É líder mundial em análises em alimentos atuando em controle de qualidade, auditoria (certificação de boas práticas de fabricação de produtos alimentícios), desenvolvimento de novos produtos através de estudos clínicos e sensoriais, consultoria e treinamento. Com mais de 40 anos de experiência, a empresa busca a melhoria da saúde pública, através de desenvolvimentos nutricionais e alimentos mais seguros, além de atuar na prevenção de doenças.


A empresa faz parte do Institut Mérieux, fundado há mais de 100 anos (1897) e presente em 150 países com 13 centros de Pesquisa & Desenvolvimento. São 4.800 colaboradores dedicados à melhoria da saúde pública global.

revista TAE


< voltar