Sanesul, Agepan e Secretaria de Saúde firmam termo de cooperação

Data: 05/12/2013
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) assinou termo de cooperação com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e a Secretaria de Estado de Saúde para parceria na utilização de dados sobre a qualidade da água nos municípios do Estado onde a Sanesul opera os sistemas. O termo foi assinado hoje, 4 de dezembro, na sede da Agepan.

O termo de cooperação objetiva disponibilizar consulta aos dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) em Mato Grosso do Sul para os três órgãos. A intenção é, com a parceria, promover a melhoria contínua das informações de cadastro, controle e vigilância da qualidade da água que é destinada ao consumo humano.

Durante a assinatura, o diretor de normatização e fiscalização da Agepan, Ayrton Rodrigues, ressaltou a importância do convênio para a população de Mato Grosso do Sul. “O relatório com as informações que serão geradas trará benefícios não só para os entes públicos, mas também para a sociedade de um modo geral. Esse é o início de um processo de cooperação que, com certeza, vai render frutos para o nosso estado”.

O secretário de estado de saúde, Antônio Lastória, afirmou que a parceria veio em boa hora. “Água e saúde estão completamente interligadas. E fazer esse acompanhamento é muito importante para garantir a saúde da população. Além disso, a Secretaria também vem acompanhando a qualidade dos nossos lençóis freáticos para a preservação dos recursos hídricos para as próximas gerações”.

No evento, o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, lembrou que a Sanesul já faz um trabalho de informação da qualidade da água consumida em todos os municípios atendidos, por meio do Relatório Anual da Qualidade da Água, que é entregue no primeiro trimestre de cada ano junto com as contas de água, e também mensalmente encaminha os resultados das análises de cada município às suas secretarias de saúde. “É muito importante haver essa transparência. Com esse convênio poderemos, no futuro, quem sabe, disponibilizar em tempo real esses dados aos municípios”.

“Nós, da Sanesul, sabemos que a nossa responsabilidade é muito grande, pois lidamos com a vida”, disse o presidente da empresa, ressaltando que há alguns dias, o governador André Puccinelli anunciou, durante a entrega de equipamentos da Sanesul, que nos indicadores sociais do IBGE, Mato Grosso do Sul é o estado da Federação com o menor número de internações hospitalares decorrentes de doenças hídricas. “Isso significa que o nosso trabalho está no caminho certo. Por exemplo, no início dessa gestão, tivemos a preocupação de preparar o laboratório central, que hoje é acreditado pelo Inmetro, garantindo a qualidade da nossa água e também a certeza da eficiência das nossas estações de tratamento de esgoto”.

José Carlos Barbosa enalteceu a parceria que foi reafirmada durante a assinatura do convênio. “O intercâmbio entre a Agepan, que é o nosso órgão regulador, a Secretaria de Saúde, que faz um excelente trabalho, e a Sanesul vai reforçar a transparência que devemos ter no serviço oferecido à população”.

Participaram, da Agepan, o diretor-presidente Youssif Domingos, o diretor de normatização e fiscalização Ayrton Rodrigues, o diretor de regulação econômica Valter Silva, a coordenadora da câmara técnica de saneamento Luciana Ramalho, e os assessores Zacarias Bacha e Silvia Hafez. Da Secretaria de Saúde, estavam o secretário Antônio Lastória e o coordenador de saúde ambiental Kariston Machado. Da Sanesul, participaram o diretor-presidente José Carlos Barbosa, o diretor comercial e de operações Edgar Afonso Bento e o diretor de administração e finanças André Luis Soukef.


Sanesul



< voltar