Enfil entra no setor de saneamento urbano com tratamento de água potável em Bertioga

Data: 29/11/2013


A empresa vai instalar um Sistema de Tratamento de Água Potável Por Ultrafiltração, com capacidade de 100 litros por segundo a ser implantado junto à nova ETA de Indaiá/Bertioga, da SABESP, voltada ao abastecimento público


A Enfil, maior empresa brasileira de soluções ambientais, com 19 anos de atuação, foi contratada para instalar um sistema de ultrafiltração de água para consumo humano junto à estação de tratamento da SABESP em Bertioga (SP), município da Baixada Santista. "A escolha da tecnologia de ultrafiltração com membranas vai garantir uma água de maior qualidade, com baixíssimos níveis de turbidez e redução da possível presença de patógenos", afirma Franco Tarabini Jr., sócio diretor da Enfil. Ele explica que, de acordo com a Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde o parâmetro turbidez passou a ter caráter bacteriológico e a ultrafiltração possibilita maior remoção de patógenos como cryptosporidium spp (que apresentam alta resistência à cloração), giárdia, enterovírus, coliformes totais e cianobactérias quando em comparação a tratamentos convencionais. "A decisão da SABESP de adotar esta nova tecnologia que deve passar a ser utilizada em todo o país atende plenamente às e xigências da portaria e representa um aperfeiçoamento dos métodos tradicionais de purificação de água", comenta Franco Tarabini Jr.



O processo vai utilizar membranas especiais, montadas em 6 skids de ultrafiltração, com 20 módulos cada um, sendo que 5 skids funcionarão na operação e o outro fica em stand by para etapas de lavagens e limpezas. Pelo contrato, cabe à Enfil a tomada da água bruta proveniente da serra do mar no ponto imediatamente anterior a entrada da ETA existente e a construção de um tanque de acumulação, para o processamento antes da entrada da nova estação de tratamento da SABESP. Para evitar danos às membranas a água bruta do tanque passa por um filtro de tela para retenção de sólidos grosseiros e posteriormente por um conjunto de filtros discos para retenção de partículas maiores de 130 mícron, instalados na entrada de cada skid.



O sistema é altamente automatizado e os filtros de discos são autolimpantes, com a operação de retrolavagem comandada por medidores transmissores de pressão na entrada e saída dos mesmos, que comandam automaticamente o processo a partir de um tempo ou de uma diferença de pressão pré-estabelecida. A água permeada dos módulos de ultrafiltração será conduzida para o reservatório de água filtrada já existente para distribuição de consumo. O contrato da Enfil prevê também a instalação de analisadores de turbidez, pH e transmissor de temperatura na alimentação do sistema, para garantir a qualidade do processo.



Os efluentes do processo de tratamento são direcionados por um sistema de válvulas automáticas, que possibilitam sua correta destinação para a caixa de drenagem ou, no caso dos efluentes gerados nas lavagens químicas da ultrafiltração, para o Tanque de Neutralização e, na sequência, para o Sistema de Tratamento de Efluentes existente ou rede coletora.



Sobre a Enfil S/A Controle Ambiental

A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle da poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos. Atua também na remediação de solos e está entrando nos setores de produção de energia a partir da queima do lixo (reciclagem energética) e de saneamento urbano. Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 700 empregos e um faturamento da ordem de R$ 300 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental. Sua controlada Enfil Construções e Montagens é especializada em serviços de manutenção e montagens para grandes projetos em todas as áreas.

Ass Enfil


< voltar