Empresa portuguesa apresenta a Deso nova tecnologia para redução de perdas

Data: 28/11/2013
Investir em tecnologia a fim de aprimorar os serviços prestados a população tem sido um dos grandes objetivos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Firmada neste propósito, a empresa se reuniu na manhã desta terça-feira, 26, com um representante da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) para trocar experiências técnicas sobre um novo software que tem como característica realizar todo um trabalho de balanço hídrico da empresa, no programa de redução de perda.

O software WONE ficou conhecido pela Deso em um congresso de saneamento de Goiana e logo chamou a atenção da empresa por apresentar uma peça fundamental para iniciar qualquer projeto que venha fazer um trabalho de redução de perda. “Este software é um instrumento que permite identificar com precisão onde está o problema. Ao ver o trabalho apresentado por eles em Goiana, logo achei interessante para nós, pois eles conseguiram uma redução bastante significativa nas perdas lá em Portugal. Declarou o Presidente da Deso Sérgio Ferrari.

O trabalho com redução de perdas já vem sendo desenvolvido pela Deso, e ao verificar os números apresentados pela empresa portuguesa que conseguiu uma redução de aproximadamente 40% de perda para 18 “canteiros” em um processo que durou cerca de 8 anos, houve um interesse muito grande em se aprofundar no assunto. No encontro entre as empresas um técnico da EPAL, conheceu um pouco mais do que está sendo desenvolvido pelos técnicos da Deso, e puderam trocar experiências.

A troca de informações obtidas no encontro deixou o Superintendente da empresa portuguesa satisfeito. “Para nós é importante porque essa troca de experiências técnicas, no fundo revela que muito de nossos desafios em Portugal, acaba se apresentando aqui no Brasil também, e em específico no estado de Sergipe. E a partir de iniciativas como está nos possibilita um aprendizado maior”, comentou o Superintendente da EPAL, Francisco Serenito.

O software WONE apresentado pelo português, foi elaborado pela própria empresa e não por uma empresa especializada neste tipo de serviço, tal novidade agradou a Deso, pois há uma noção maior de proximidade, uma vez que a EPAL é uma empresa que trabalha com a produção de água tendo o mesmo perfil de serviço que a Deso tem.“A EPAL desenvolveu um produto para atender a um problema dela, e não um produto meramente comercial. O que nos pareceu é que esse produto é mais próximo da nossa realidade, do que outros produtos do mesmo segmento desenvolvido por empresas especializadas em desenvolver software”. Acrescentou Sérgio Ferrari.

Durante o encontro o Superintendente da EPAL trouxe também alguns esclarecimentos sobre os custos do programa “Na verdade os custos são extremamente inferiores se compararmos com o benefício. Este projeto de controle e redução de perdas, nos custou no total em torno de 1 milhão de Euro, contudo só em energia nós conseguimos poupar 5 milhões de Euro. Se nós considerarmos o preço da água faturado, podemos falar que a economia rendeu cerca de 130 milhões. Por tanto é um projeto altamente virtuoso, porque permite recuperar em muito pouco tempo o valor investido”.

Além de apresentar os benefícios já expostos, implantar os serviços do software WONE na Deso se torna ainda mais viável devido a empresa portuguesa apresentar características organizacionais semelhantes a empresa sergipana, tanto em tamanho e em quantidade de economia, quanto em faturamento, fatores esses que dão vazão para que a Deso invista em programas parecidos.

O encontro entre a Deso e a EPAL iniciou na manhã de ontem e teve continuidade hoje, e foi marcado por um misto de satisfação e esperança de que uma nova aliança seja formada entre as empresas. “Essa parceria entre nós e a Deso que só tende a crescer. O fato de estarmos fazendo o mesmo trabalho, significa um potencial de melhoria da prestação de serviço a partir de nossas trocas de experiência. Deste ponto de vista eu considero que nós somos uma empresa como a DESO, com um potencial de inovar com novas tecnologias o serviço de abastecimento e distribuição de água, além do tratamento de esgoto. Declarou Francisco Serenito.

O presidente da Deso partilha do mesmo sentimento. “O que nós esperamos desse contado é que a gente possa evoluir para uma futura parceria, ainda não está bem definido qual formato daremos a essa proposta de projeto, mas nós também esperamos que esse primeiro contato abra um caminho para que a DESO possa adquirir esse software, além de gerar um intercâmbio maior entre nossos técnicos para que surja um trabalho cada vez mais contínuo”, concluiu Sérgio Ferrari.

Deso



< voltar