Segurança de barragens e monitoramento hidrológico fecham participação da ANA no XX SBRH

Data: 27/11/2013

Na última sexta-feira, 22 de novembro, encerrou-se o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH) em Bento Gonçalves (RS). Durante o evento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) a partir do dia 17, a Agência Nacional de Águas (ANA) participou em sessões técnicas, painéis, conferências, mesas redondas, debates e eventos paralelos tanto com seus dirigentes quanto com especialistas em recursos hídricos e geoprocessamento.

Em 21 de novembro, o superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Valdemar Guimarães, presidiu a mesa redonda sobre Rede Hidrometeorológica – Novas Tecnologias para Aquisição de Dados e os Paradigmas na Formação dos Novos Hidrometristas. Nela participaram os especialistas Paulo Gamaro, de Itaipu; Márcio Cândido, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Arthur Horowitz, da Universidade do Arizona (EUA); Fabrício Alves, da ANA; e Gré Lobo, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Ainda no dia 21, a Agência Nacional de Águas participou – junto com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) – da Assembleia Ordinária e Extraordinária da ABRH. Na ocasião, as duas instituições apresentaram a candidatura de Brasília para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018. A capital federal concorre com a cidade de Copenhague, Dinamarca.

Outra mesa redonda presidida pela ANA, representada pela especialista Lígia de Araújo, foi sobre o tema A Política Nacional de Segurança de Barragens: Implicações e Mudanças Culturais Associadas. Também participaram do evento, em 20 de novembro, os palestrantes Teresa Viseu, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal e Euclydes Cestari Jr., da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Como debatedores estiveram presentes Marcelo Miguez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Palmier, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); José Scarati Martins, da Universidade de São Paulo (USP), Rogerio Menescal, da Secretaria de Portos da Presidência da República; e Carlos Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Eventos paralelos

No dia 21, a Agência Nacional de Águas promoveu a mesa redonda "Avaliação em Sistemas de Gestão de Recursos Hídricos: Por que Fazer? Como Fazer". O evento foi presidido pelo diretor da ANA, Paulo Varella, e contou com o superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos da Agência, Luiz Noronha, como palestrante. Quatro especialistas foram convidados a debater sobre o assunto: a presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), Marilene Ramos; o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rubem La Laina; o coordenador da Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Percy Soares; e o consultor Francisco Lobato.

Em 20 de novembro, a ANA promoveu dois eventos paralelos ao XX SBRH, ambos com a temática da segurança de barragens. O primeiro tratou da Classificação de Barragens quanto ao Risco e ao Dano Potencial Associado e o segundo abordou a questão do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Em tais eventos, a Agência Nacional de Águas apresentou trabalhos realizados pela instituição, com assessoria técnica do Banco Mundial, em cumprimento a suas novas atribuições previstas pela Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens.

O Simpósio

Em 2013 o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos atingiu um número recorde de trabalhos técnicos inscritos, 1.343, superando a marca da edição de 2011 em Maceió (AL) em cerca de 50%. Além disso, a 20ª edição do evento foi a primeira a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento. A neutralização teve como objetivo conscientizar os participantes do Simpósio e as organizações participantes sobre suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos foram selecionados e apresentados durante o Simpósio em sessões orais, mesas redondas, painéis, conferências, assembleias e visitas técnicas. Os seguintes temas foram apresentados por especialistas do Brasil, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, França e Portugal: águas urbanas, ambientes costeiros, energia, engenharia de sedimentos, gestão de recursos hídricos, hidrologia subterrânea, hidrometria e Semiárido.

Saiba mais sobre o Simpósio em http://www.abrh.org.br/xxsbrh/.
ANA


< voltar