Copasa reafirma sua posição de referência no setor

Data: 25/11/2013
Referência nacional no setor de saneamento, a Copasa vem se destacando também além das fronteiras brasileiras. Na última semana, a empresa recebeu em Belo Horizonte uma missão da Etiópia que veio conhecer de perto a atuação e a infraestrutura da Copasa no sistema de esgotamento sanitário da capital mineira. Entre os visitantes estavam o prefeito de Addis Ababa, capital etíope, Haile Fisseha; e o diretor geral em exercício da Addis Ababa Water and Sanitation, a companhia de água e esgoto de Addis Ababa, Tesfalem Bayou.

“Esse é um tipo de visita que dá muita visibilidade para a Copasa e isso consolida a posição da companhia no mundo. Afinal, o que vemos são pessoas do Banco Mundial e de órgãos que têm grande projeção no saneamento no mundo identificando a Copasa como objeto de visita para grupos de países que estão começando a implantar projetos de saneamento, principalmente em esgotamento sanitário, como é o caso da Etiópia”, disse a gerente da Divisão de Apoio, Desenvolvimento e Controle, Cristina Schembri.

A delegação etíope foi recebida por gestores da Diretoria Técnica e de Novos Negócios e pelo Superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes na sede regional da companhia e depois seguiu para visitas à ETE Onça e à ETE Arrudas. Na ETE Onça, o grupo conheceu a remoção de sólidos do processo preliminar e os tratamentos primário e secundário. “Eles vieram conhecer nosso sistema, que é referência mundial, para implantar um similar em seu país”, disse Olendino Moraes, um dos empregados que recebeu o grupo na ETE Onça. Já na ETE Arrudas, os etíopes conheceram o sistema de cogeração de energia, projeto da Copasa que é pioneiro na América Latina. Antes de visitar Belo Horizonte, a delegação etíope esteve em Brasília, onde conheceu instalações da Caesb.

Um dos países que mais crescem na África, a Etiópia tem 83,7% de sua população morando em áreas rurais e desenvolve políticas para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, que inclui o compromisso em melhorar as condições de acesso a água, saneamento e higiene da população.


Copasa



< voltar