Tecnologia utiliza ecossistema natural no tratamento de efluentes

Data: 22/11/2013



Raízes de plantas proporcionam a formação de um biofilme “vivo” que realiza o tratamento; plantas são dispostas dentro de reservatórios protegidos por estufa



Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de águas e efluentes líquidos, a Veolia Water apresenta a tecnologia Organica FRB™ capaz de tratar efluentes domésticos e industriais naturalmente. A tecnologia Organica FRB™ baseia-se no princípio de um ecossistema formado por diversas plantas tropicais em cujas raízes desenvolvem um biofilme bacteriano bastante ativo e, ao seu redor uma microfauna com diferentes espécies de microrganismos.



Com aplicações variáveis, essa é uma solução versátil que pode ser aplicada tanto em parques industriais (como o Shenzhen, na China), pontos turísticos (o Castelo Le Lude, na França) ou condomínios residenciais (o Telki, na Hungria).



A estação de tratamento de efluentes funciona de acordo com os processos biológicos em batelada (SBR), no qual diferentes tipos de microrganismos aderem à superfície das raízes das plantas dispostas dentro de reservatórios construídos numa estufa, que se combinam para reduzir a poluição dos despejos.



O Organica FBR™ recria assim um ecossistema autorregulado com várias centenas de espécies de plantas, bactérias e outros microrganismos, capazes de captar a energia na presença de ar e da luz solar, o que maximiza a decomposição biológica dos contaminantes.



Para otimizar a partida do ORGANICA FBR™, lodo biológico proveniente de instalações de tratamento de efluentes é utilizado como inoculo inicial do processo de tratamento. Outros tipos de microanimais, minhocas, caracóis, camarões de água doce e até crustáceos participam desse sistema complexo e complementam a atividade do biofilme fixado nas raízes das plantas aquáticas. Todo o oxigênio necessário para o desenvolvimento das plantas aquáticas e do biofilme é proveniente de sopradores de ar que alimentam um sistema de distribuidores de bolhas de ar espalhados pelo fundo do tanque, os quais também garantem gradientes de mistura adequados para o contato entre o despejo a tratar e todo o complexo de fauna e microfauna formados.



O material vegetal formado na superfície dos tanques (protegido estruturalmente) elimina todos os odores que possam ser desenvolvidos pela estação de tratamento de águas residuais.



As vantagens



Utilizar a tecnologia Organica FBR™ no tratamento de efluentes agrega uma série de vantagens como:



- Unidade com estufa e tanque de tratamento coberto por um “colchão” de plantas que absorve os odores normalmente emanados pelas estações de tratamento de efluentes;



- O custo da cobertura é muito baixo em comparação com outros tipos mais convencionais feitas de estruturas formadas por concreto armado (ou outros materiais) e o tratamento do ar, que é muitas vezes necessário em uma estação clássica de tratamento de efluentes, aqui é dispensável;



- O terreno em torno destas estruturas não é afetado de forma alguma em termos de custo por m2. Este tipo de construção pode ser realizada ao lado de edifícios, moradias isoladas ou construções de destaque. As visitas desses locais por escolas ou associações locais acabam sendo muito frequentes;



- Ocorre uma redução significativa da emissão de gases de efeito estufa por meio da ação do “colchão” de plantas;



- Nível de tratamento superior aos exigidos pelas normas ambientais europeias, menor produção de lodo e custos operacionais reduzidos.

Veolia


< voltar